POESIA MINIMALISTA: UM PARALELO ENTRE O HAICAI E O POETRIX
 


O poetrix e o haicai são duas modalidades literárias que, à primeira vista, parecem se confundir, dado o caráter minimalista de ambas. Contudo, os dois estilos são bem diferentes tanto pelos temas abordados, quanto pelas exigências ou não no tocante à métrica, título, utilização de rimas. Vejamos:

O HAICAI (OU HAIKAI)

O haikai é uma poesia tradicional japonesa que chegou ao Brasil no início do século 20, possui atualmente muitos adeptos em todo o mundo.

Escrever um haikai é um exercício de concisão e sobriedade. No haicai a simplicidade na forma de escrever é que se deseja, a poesia vem através das imagens captadas no presente. O haicai descreve um momento particular como se fosse uma fotografia daquele instante.

É um poema escrito em 17 sílabas poéticas divididas em três versos com métrica 5-7-5, ou seja, o primeiro e último verso com cinco sílabas e o verso central com sete sílabas. Contudo essa regra não é tão rígida, sendo admitida uma pequena alteração na métrica, contanto que a discrepância não seja muito grande.

No haicai são dispensáveis tanto o título quanto a rima. A rima pode existir caso ocorra de forma espontânea, mas não é muito bem vista entre os haicaistas. O título pode até existir baseado em alguma expressão ou palavra contida no haicai. Contudo, ele não pode ser vinculado ao entendimento do texto. O haicai deve ser entendido sem o título, caso contrário, não é considerado um haicai tradicional.

O mais importante no haicai são os temas por ele abordados, versando principalmente sobre as estações do ano e eventos da natureza. Também podem poetizar momentos festivos (ex. festa junina) ou datas comemorativas, por serem, consequentemente, uma marca de determinada estação do ano.

O haicai tradicional não versa sobre a natureza humana e seus sentimentos, análises psicológicas ou filosóficas.


FONTES DE PESQUISA:
Haikai - Antologia e História (Paulo Franchetti, Elza Taeko Dói, Luiz Dantas), Editora da Unicamp
http://www.kakinet.com/
http://www.nippobrasil.com.br/zashi/2.haicai.mestres/semana.shtml


Alguns haicais de minha autoria:
 
Tarde estival
o jardim seco embranquece
sob a geada.


Colhidas no pé,
jabuticabas maduras
sabor de infância.


Severa estiagem
o pequeno boiadeiro
toca vacas magras.


Receita de inverno
no caderno da vovó -
compota de nêspera.


Borbulhante canto,
entre vales e montanhas
serpenteia o rio.


Ecoa na concha
os sons da vida marinha -
grito da gaivota.


Silêncio na mata,
a casca presa na árvore
um dia foi cigarra.


Ao lado da ponte
a cássia imperial floresce,
quebrando o concreto.


Pousa a libélula
na blusa nova da avó -
broche natural.


Na tarde cinzenta,
cheiro doce na cozinha.
Bolinhos de chuva.


Boiando na enchente,
o automóvel destruído,
deixou prestações.


No final da tarde
surge em intensos tons dourados
a lua de outono.


O sol atinge o Zênite,
noites e dias iguais -
tempo de equinócio.


O POETRIX

O poetrix é um movimento poético recente. "Nascido e criado no Brasil" foi assim denominado pelo poeta baiano Goulart Gomes, criador do termo poetrix, bem como, do Movimento Internacional Poetrix (MIP), grupo de poetas dedicados ao estudo e à criação e desenvolvimento do poetrix.

Com o advento da internet o poetrix difundiu-se rapidamente e atualmente também possui muitos adeptos pelo mundo. No ano de 2019 o poetrix completará vinte anos de existência.

O termo poetrix significa poe (poesia) trix (três), ou seja, uma poesia escrita em uma única estrofe e com apenas três versos. Ao contrário do haicai, o título no poetrix é obrigatório e trata-se de um elemento importante que deve ser usado de maneira criativa, e pode também sevir para complementar a idéia central do poema. O título pode até  ser maior que o próprio poema, vez que não existe limitação de sílabas para ele.

O poetrix é uma poesia minimalista por excelência, por isso mesmo, o poetrixta deve-se procurar transmitir a mensagem com o mínimo de palavras possíveis, ou seja “quanto menor, melhor.”

Assim, o poetrix não possui métrica definida devendo ter, no máximo, trinta sílabas poéticas somando os três versos. A utilização de rimas fica a critério do autor.

No movimento poetrix existem algumas variações como o tautotrix, acrostrix, duplix, triplix, dentre outras. Dentre elas destaco o palavratrix que é o mínimo do mínimo. Consiste em construir uma mensagem com apenas uma palavra fracionada em três versos.

No poetrix não há limitação de tema, sendo desejável um texto lapidado, com a utilização de figuras de linguagem, metáforas, e sobretudo, que no último verso do poema ocorra um elemento que fuja do senso comum.

No dizer de Goulart Gomes: “O haikai é uma pérola, o poetrix é uma pílula.”

As três coisas que devem ser evitadas no poetrix:

1 - Utilização de orações coordenadas – o poetrix não é uma frase dividida em três partes.

2 - Utilização de conjunções (mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante) pois elas não fazem nenhuma falta no poetrix e, geralmente, empobrecem o texto.

3 - Forçar rimas – o poetrix não é trova. Às vezes pode-se construir um poetrix muito melhor trabalhando apenas o ritmo, a sonoridade e a riqueza semântica das palavras, não há obrigatoriedade de rimas no poetrix.


FONTE DE PESQUISA:
BULA POETRIX ( http://www.movimentopoetrix.com )


Alguns poetrix de minha autoria:

 
CORRENTEZA

Novas águas,
mesmas pedras.
Rio de mim...


LUA

Cheia de crescente orgulho
morre nova,
minguando...


DEPRESSÃO

Lágrima não é mar
mas seu sal revela segredos:
tristeza oceânica.


LAVADEIRA

Na beira do rio:
esfrega, bate, torce, canta...
Lava a alma!


ARÍETE

Meus muros,
Seus ataques,
Nossos cacos.


IN MEMORIAN

Vida bordadeira,
com pontos de cruz
orna nosso destino.


MEGA SENA

Povo sonhando,
de aposta em aposta,
dinheiro acabando...


MORDOMIA

Conta-corrente com saldo sinistro.
Ah! Como eu queria
cartão de crédito de ministro...


RIOCENTRO - 1981 (*)

Plano (im)perfeito
a bomba explode
(n)o governo militar.



(*) leia com e sem os parêntesis


 
Alguns palavratrix, também de minha autoria:

 

DEUS, NA CRIAÇÃO DO MUNDO...

A
cor
dava.


(acordava)


MATUTO COM SAUDADE DE CASA

Fel
&
cidade


(felicidade)


DON JUAN

Dez
em
cantada!


(desencantada)


PENTEADO MALFEITO

Cacho
e
ira.


(cachoeira)



MÚSICA AMBIENTE


na
ceia


(panacéia)



PAIXÃO É ROLO...

Amar
é
linha...


(amarelinha)
 

Por todo o exposto, vê-se que essas duas vertentes poéticas - haicai e poetrix - apesar de compostas de uma estrutura parecida (uma estrofe de três versos), são muito diferentes em diversos aspectos. Elas representam universos poéticos distintos que, com toda a certeza, merecem ser estudados e explorados. Permita-se!
AndraValladares
Enviado por AndraValladares em 11/06/2018
Código do texto: T6361336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.