A evolução da escrita e da literatura

Literalmente a literatura evolui

É notório que a sociedade e o mundo como um todo evolui constantemente, e não poderia ser diferente com os produtos oriundos das relações e das artes humanas, como a literatura, as diversas formas de fazê-la e os meios utilizados para tal.

Desde as pinturas rupestres, que podem ser uma forma de expressão literária ancestral, até chegarmos aos e-books e hipertextos, passamos por muitas transformações. Muitos estudiosos não consideram os pictogramas das cavernas como uma escrita propriamente dita, justamente pela ausência de regras, de padrões. Os símbolos representando cenas de caçadas e do cotidiano primitivo eram dispostos aleatoriamente e careciam de organização.

Foram os sumérios, povo da antiga Mesopotâmia, os primeiros a buscarem essa solução por meio da escrita cuneiforme, cunhando em argila um tipo escrita com cerca de 2000 símbolos. Além dos sumérios, outros povos antigos, como os sírios e os persas, ajudaram a espalhar por algumas regiões do mundo esse tipo de escrita primordial, alcançando o império chinês e o império egípcio.

Não se sabe exatamente quando a escrita egípcia teria começado, mas afirma-se que os hieróglifos foram baseados na escrita cuneiforme mesopotâmica, sendo uma evolução desta. Na escrita hieroglífica alguns sinais assumiram representação fonográfica mesclada a outros símbolos. Já a escrita chinesa, embora tenha sofrido alterações, resiste até os dias atuais. É composta por cerca de 40 a 50 mil caracteres, podendo representar sons, uma palavra inteira ou mesmo um conceito. A escrita chinesa é considerada uma arte, e para tanto, requer habilidade e equilíbrio.

O alfabeto, com a representação puramente fonética tal qual conhecemos, foi desenvolvido pelos fenícios e aprimorado pelos gregos, acrescentando as vogais e abandonando alguns caracteres cujos sons não existiam nessa cultura. Dessa evolução surge o nosso alfabeto, que tem origem no sistema greco-romano. O império romano foi o principal difusor no ocidente europeu dessa forma de escrever.