Pensar racional: qual a necessidade "disso" nos dias atuais?

Elencar alguns pontos que justifiquem a temática que pretendo abordar nesse breve artigo seria fácil, já que são muitos, porém, poderia tornar a leitura enfadonha e pouco atrativa.

Não quero aqui citar: "100 razões para se tornar um pensador racional". Não! Antes, gostaria apenas de citar 1 única razão para não deixar de se pensar racionalmente: liberdade de expressão (no sentido mais genuíno).

Todo mundo que eu conheço (e que você também conhece), denomina-se "livre". Com alguma restrição teológica por parte de algumas pessoas, a maioria se considera, verdadeiramente, livre. Porém, quando vamos afunilar a ideia e ver de fato quais são as ideias que estão por trás dessa liberdade total, percebemos que, de fato, a liberdade está bem longe de quem se diz livre.

Acho que a pior maneira de entender a própria liberdade é recheá-la de ignorância. Como alguém pode se achar realmente livre se não dedica tempo a nada que tenha a ver com a real liberdade do ser? Será que esse pensamento moderno de liberdade, na verdade, não quer dizer: "Sou livre por ser ignorante de tantos assuntos confusos e paradoxais"?

- "Não há nada mais terrível que a ignorância" (Goethe);

- "A ignorância é a noite da mente" (Confúcio);

- "Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância" (Luther King).

Com isso, estou afirmando que aquele que não pensa de forma racional é ignorante? Sim! E não estou dizendo isso apenas no sentido pejorativo da palavra. É simplesmente alguém que ignora algumas coisas em nome daquilo que acredita. Mas alguns são uns ignorantes mesmo!

Todo ser religioso é um pouco ignorante (se não for bastante). E, com isso digo que: ignorante que ignora conhecimento e ignorante que se priva de conhecimento.

Não quero que esse texto fique demasiado grande. Portanto, a grande necessidade de se pensar racionalmente nos tempos modernos é: livrar-se da ignorância que escraviza. Como assim?

Olhe à sua volta! O que você vê? Talvez você se sinta inseguro para responder. Mas vou dizer o que você vê. Você vê pessoas sendo manipuladas o tempo todo! E, com isso, perdendo tempo, dinheiro, saúde (tanto mental quanto física), família, negócios, oportunidades e muitas outras coisas mais.

Não?

Desculpe se minha honestidade te ofendeu de alguma forma. Tô tentando fazer você pensar fora da caixinha. É urgente!

Nelson Figueira

Filósofo amador

https://umfilosofoamador.blogspot.com/