OS APLAUSOS

O aplauso é manifestação em reconhecimento ao objetivo para ajustar o nosso foco interior; com valor intrínseco, faz-nos sentir conectados à vida: desfrutamos das escolhas na aceitação do que nos trás paz e alegria.

Através do aplauso encontramos a satisfação pessoal, individual e intransferível. Não há fórmula que funcione para todos; aplaudimos o ato marcante nas artes, ideias e em alguém como Juan Gelman, no livro Isso, em que retrata o “mundo // da rosa que amo / como cuidarei? / não lhe faço mal? / não a estrago? / não lhe corto os pés? // e este acabar? / este estar como não estar? / e como ir-se a ti / rosa?...”.

Aplaudimos a verdade, como agora aplaudimos os profissionais da saúde em reconhecimento ao trabalho no combate ao vírus que nos atormenta. A vida em sociedade implica escolhas feitas no desempenhar importante papel para o nosso bem estar.

Aplaudimos quando envelhecemos, com o corpo e a mente equilibrados e lúcidos; quando não sofremos em busca da serenidade. Nas palavras de Juan Gelman, “temos pés para irmos / para não irmos / ninguém nos pede nada / nós pedimos / nos abraçamos / ficamos...”.

Aplaudimos quando nos sentimos satisfeitos, fosse a felicidade compreendida em que nos revelamos; quer dizer, que precisamos buscar o estilo de vida que nos faça sentido, como aplaudirmos as ocasiões que revivemos nos amanheceres.