Sonho de uma noite de insônia

Numa noite de insónia e frio, dentro de um ônibus, de volta pra Minas, depois de alguns anos em Brasília e no exterior, sonhei acordado com um projeto cultural para Pitangui. A cidade, antigo berço de cultura em Minas Gerais - afinal é do Ciclo do Ouro - há muito que está afastada das grandes promoções dentro do Estado. Eu sentia que se falava muito do passado e que havia um certo conformismo (e comodismo) ao se relembrar esse passado relativamente glorioso.

Por outro lado, não via nada de novo. Nenhuma semente estava sendo lançada. Esperar das autoridades de uma cidade pequena que se preocupassem com o aspecto cultural era sonhar alto demais. O que era preciso era ajuntar os artistas (pintores, músicos, escritores, escultores, etc.) e criar uma entidade, que poderia vir a ser uma fundação ou o embrião de um departamento (ou secretaria) de cultura, lazer e turismo em Pitangui. Pitangui cultura ... Aí veio o nome: Pitaculta, com rimas e tudo. Será que o pessoal toparia ou seria apenas o sonho de uma noite de insônia, daqueles que acabam quando raia a manhã ?

Mas a ideia vingou. Até a legalização da entidade, muita água rolou, onde correu muita semente de pessimismo, de sabotagem, mas a ideia vingou. Hoje o Pítaculta - Movimento Pitanguiense de Ação Cultural - é uma entidade legalizada (CGC e tudo) e promoveu o 1º Poecontos - Concurso Mineiro de Poesias e Contos de Pitangui, que, com a publicação deste livro pela Gráfica e Editora Destaque, adquire um "status" de algo sólido, com intenções de continuidade.

Pronto. De novo, há algo pairando nos ares da movimentação cultural de Pitangui. Tenho muito que agradecer a uma série de pessoas, principalmente aos que aceitaram fazer parte da primeira diretoria da entidade e, portanto, tornaram possível a materialização de uma ideia que, no fim das contas, era de cada um do grupo. Agradeço, também, à Gráfica e Editora Destaque, que nos proporcionou a possibilidade de publicação deste livro, a um preço superacessível para qualquer um dos participantes.

De repente, Pitangui aparece de novo no cenário cultural de Minas e do Brasil (temos participantes de outros estados) e isto é motivo de orgulho para cada um de nós. De repente, provamos que é possível fazer algo de novo em nossa terra. E não vamos parar por aí. O "1º Poecontos" é apenas o começo.

(William Santiago - 1986 - Prefácio do livro "Poecontos")

William Santiago
Enviado por William Santiago em 18/08/2021
Código do texto: T7323447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.