SOBRE A OBRA "SERTÃO EM IMAGENS"...

SOBRE A OBRA "SERTÃO EM IMAGENS"...

Josemar Alves reaparece com mais uma obra sobre a sua pátria, São Gonçalo. Uma verdadeira aula, para não dizer um curso iconográfico de História e Sociologia do Nordeste brasileiro. Ao longo das páginas, observa-se a ascensão de Getúlio Vargas à Presidência da República, que iniciou ambicioso programa governamental, com a construção de obras para o combate ao flagelo das secas na região.

O autor nos envolve emocionalmente com belas e raríssimas fotografias da localidade, que retratam a beleza do açude, a importância do DNOCS e do IAJAT, as lindas paisagens urbanas e naturais, as casas com jardins americanizados, as comemorações cívicas e trabalhistas, o cotidiano do povoado, a evolução da educação, o zelo com a saúde, a sua rica cultura, o glorioso futebol, os "Doutores" e "Chefes" da época, os glamourosos eventos sociais, os ambientes históricos, como o Hotel Catete, o Parque Esportivo José Augusto Trindade, o Ceres Clube, o campo de futebol...

Diversos momentos marcantes vividos no lugar, ainda, são destacados, como a presença viva do cangaço, as dolorosas tragédias familiares, as grandes sangrias, as nostálgicas visitas de Presidentes da República, em ocasiões distintas da política nacional.

Cada página lida, cada fotografia vivenciada, degustada com o brilho nos olhos, cada costume (re)descoberto, nos conduz a um passado glorificante, construído sob a égide de gente da mais alta honradez, com destaque para os bravos "cassacos", categoria tão bem conceituada pelo Dr. Paulo de Brito Guerra, um dos ícones desta magistral saga são-gonçalense.

Parabéns, São Gonçalo. Parabéns, seu povo, por mais esta importante contribuição para a preservação da sua memória, da memória do sertão, da memória de todos nós...

Prof. Dr. Francisco Cicupira de Andrade Filho

Chiquinho Cicupira
Enviado por Chiquinho Cicupira em 10/10/2021
Código do texto: T7360337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.