Meu Nordeste Cultural

Para os que ainda imaginam que o nosso Nordeste é apenas gibão e chapéu de couro, faço uma pequena amostragem dos nossos escritores e poetas, a partir do Maranhão até a Bahia, citando apenas os mais conhecidos. Maranhão: Humberto de Campos, Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo e José Sarney. Piauí: João Paulo dos Reis Veloso e José Camillo da Silveira. Ceará: José de Alencar e Raquel de Queiroz. Rio Grande do Norte: Celestino Alves e Chico Doido do Caicó. Paraiba: José Lins do Rego, Ariano Suassuna e José Américo. Pernambuco: Gilberto Freyre e João Cabral de Melo Neto. Alagoas: Graciliano Ramos e Jorge de Lima. Sergipe: Tobias Barreto, Sílvio Romero e Carlos Ayres Brito. Bahia: Rui Barbosa, Jorge Amado e Castro Alves.

No somatório, o Nordeste ultrapassa em quantide os de todas as outras regiões do país. Quem tiver dúvida, que os conte, recorrendo ao Google, já que hoje não se vai às bibliotecas.

Citei-os apenas de memória, principalmente aqueles, cujas obras fazem parte dos clássicos da Literatura Brasileira. Alguns deles exerceram cargos politicos ou fizeram parte de instituições da República, assim como da Suprema Corte.

Que tal exercitar a memória?

É bom para afastar aquele perigoso alemão.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 22/02/2022
Reeditado em 22/02/2022
Código do texto: T7457945
Classificação de conteúdo: seguro