A Oficina Manhã Literária, coordenada pelo escritor e poeta, Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), e Presidente Fundador da ASLA (Academia Santabrigidense de Letras e Artes: Marcos Antônio Lima retomou as aulas, neste domingo dia 13/03/2022, em grande estilo.

A poesia veraneou pelo Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, no Povoado Colônia, município de Santa Brígida – BA, o que já é peculiar. O acontecimento se deu neste domingo 13 de março, através da realização de uma palestra intitulada: Leitura: Mãe do Conhecimento. A palestrante; Jaqueline Santos, que além de escritora, é professora, coordenadora pedagógica, poetisa: Membro da Academia Santabrigidense de Letras e Artes (ASLA).

A dinâmica, muito bem elaborada, diga-se de passagem, com a maestria peculiar a pedagoga, Jaqueline Santos, que encantou com a sua doçura, regada de uma de suas magníficas obras, o encantado TIC-TAC Poesia, que fascinou a todos, inclusive a mim. A palestra contou com apresentação de slide através de data show. Primeiro veio a acolhida, com as Balinhas Literárias, e a apresentação da turma se deu através da dinâmica: o meu nome rima com o quê? Jaqueline dando início falou: “ O meu nome rima com vitrine, biquíni...” A turma respondeu: “Jaqueline”. Eu disse: “o meu nome rima com Arcos”. A turma respondeu: Seu nome é Marcos.

Eis que depois veio o Avental Poético: Poesia que transforma. Daí cada aluno foi pegando a sua respectiva tarja no avental. Cada tarja continha uma estrofe do poema Sonhar, de Bráulio Bessa, que fora lido pelos respectivos alunos (as).

Logo em seguida vieram os principais tópicos, que foram: O que me inspirou a escrever? Quais as minhas primeiras experiências com a leitura?  Quando comecei a escrever? Por quê? Qual o impacto do primeiro livro? O que me inspirou a continuar escrevendo? E, sobre o TIC-TAC Poesia...

Então, Jaqueline nos contou detalhadamente de como foi o impacto do seu primeiro livro, e o que inspirou a continuar escrevendo, isso foi simplesmente motivador!

A palestrante ainda nos apresentou:

  • Caderno de cultura (Paulo Freire - A leitura de mundo precede a leitura da palavra.)
  • Aliar à tecnologia
  • Sarau na comunidade
  • Divulgar as produções no Instagram da Manhã literária ou outro canal específico
  • Grupo de teatro
  • Visitas às salas de aulas apresentando suas produções

 

Dicas do ilustrador: Ênio Mateus, através de vídeos muito bem elaborados pelo próprio ilustrador. O Poema: Leitura – Mae do Conhecimento, de autoria da ilustre poetisa foi apresentado no Jogral: no qual foi feito um vídeo com os alunos, que o declamaram com entusiasmo. E, por fim, Jaqueline realizou um sorteio literário do qual todos os alunos, inclusive o professor, foram contemplados com livros de sua própria autoria, e de autoria de outros escritores, dentre eles: Antônio Poeta de Jeremoabo e, Rubervânio Rubinho Lima da Academia de Letras de Paulo Afonso, que doou os respectivos livros.

 

 

Marcos Antônio Lima
Enviado por Marcos Antônio Lima em 13/03/2022
Código do texto: T7471992
Classificação de conteúdo: seguro