3º Festa Literária de Glória - SE

A FLIG (Festa Literária de Glória) que está na sua terceira edição neste ano de 2022. A turma da Oficina Manhã Literária, coordenada pelo poeta: Marcos Antônio Lima (Presidente da Academia Santabrigidense de Letras & Artes - ASLA), Membro Fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano - ALAS), e Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA), participaram da programação dessa terceira edição com declamações poéticas autorais dos alunos: Flavio Carmo de Jesus, que declamou o poema: A Fonte de Pedra, Flávia Carvalho (Vice-Presidente do Grêmio Estutantil da ASLA), e aluna do Colègio Luiz Viana Filho fez a declamação do poema: O que será do nosso planeta terra? Enquanto Rich Dhastin (Presidente do Grêmio Estudantil da ASLA), e também aluno do Colégio Luiz Viana Filho da Cidade de Santa Brígida - BA, declamou o poema intitulado, Sentido da Vivência.

 

Flavio Carmo de Jesus (Membro da Oficina Manhã Literária)

Rich Dhastin Presidente do Grêmio Estudantil da ASLA (Academia Santabrigidense de Letras & Artes)

Flávia Carvalho (Vice-Presidente do Grêmio Estudantil da Academia Santabrigidense de Letras & Artes)

 

O poeta Marcos Antônio Lima saudou a plenaria em nome da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS), Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), e em nome da Academia Santabrigidense de Letras & Artes (ASLA), em seguida parabenizou a organização da FLIG, a AGL (Academia Gloriense de Letras) e seus parceiros, dentre eles a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória, sob a gestão da prefeita Luana Oliveira, a DRE 9, IFS, UFS, Atena, Educar, Santa Sara, Colégio Rezende, Artesão. Em nome do Presidente da AGL e fomentador das letras sergipana, Profº. Carlos Alexandre, e  do vice-presidente Profº. Lucas Lamonier, Marcos parabenizou aos alunos ealunas, e professores (as) ali presentes em grande número, por fim declamou um de seus poemas intitulado: Balada para Sergipe.

 

Da esquerda para a direita: Murilo Silva, Marcos Antônio Lima, Sara Rezende, Flavio Carmo, Rich Dhstin, Guilherme Nathan.

 

Visitando os Estandes, o coordenador e sua turma da Oficina Manhã Literária conheceram o projeto magnifico da Leitura Rimada do Colégio Rezende. O referido projeto consite na elaboração de cordeis temáticos escrito por alunos e alunas do 3º, 4º, e 5º ano. A belissima ideia transformada em ação nos fora apresentada pela amabilidade da Professora Sara Rezende. 

O poeta Marcos Antônio Lima ao lado da Professora Sara Rezende

 

Continuado o nosso tour pela 3º FLIG, fomos até a Câmara Municipal de Vereadores para participarmos da conferência de abertura: "Leitura e contação de história na formação do leitor" com as coferencistas: Claudia Stocker - Presidente da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH), Matheus Luamm - ASCH e Lions Internacional. Mediadora: Profª. Nara Lima,do Movimento Cultural Via-Láctea (MVL).

 

Claudia Stocker

Nara Lima

Matheus Luamm(Academia Sergipana de Contadores de Histórias e (Lions Internacional).

 

Estandes: Escritores, SEMEC, COMTUR, Secretaria Municipal de Assistencia Social, DRE 9, IFS, UFS, Atena, Educar, Santa Sara, Colégio Rezende, Artesãos, Espaço gastonômico,Cordelistas, Quiosque Educativo, Palco Literário.

Estande Escritores

Estande COMTUR

Estande DRE 09

Estande Atena

Estande Educar

 

Assim, saímos da 3ª Festa Literária de Glória - SE, com o espírito literário revigorado pela novas apredizagens adquiridas. O sentimento de gratidão se estende além da FLIG, e vai para desde os nossos alunos (as): Dafinin de Jesus, Evison Silva, Flávia Carvalho, Flavio Carmo, Guilherme Nathan, Isabela Hora, Janaine Santos, Juliane Santos,Marcela Santos,Maria Helena, Micaely Ludhimila, Murilo Silva, Priscila Lopes, e Rich Dhastin, aos pais e mães, ao amigo motorista Ildo Santos, ao Secretário de Transporte da Prefeitura Municipal de Santa Brígida - BA, o Sr. Ricardo. Agradecemos também ao Secretário de Educação, Esporte e Lazer, o Sr. Damião. A Diretora Escolar do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, do Povoado Colônia: Maria José Oliveira, a Coordenadora Pedagógica: Joseane Barros,e em especial, ao Excelentíssimo Sr. Prefeito de Santa Brígida - BA: Elton Carlos Magalhães. Gratidão é a palavra. Vamos juntos semear letras para colher livros.

Marcos Antônio Lima
Enviado por Marcos Antônio Lima em 31/08/2022
Reeditado em 16/09/2022
Código do texto: T7595654
Classificação de conteúdo: seguro