O ESCRITO ARTÍSTICO

A arte literária vem primeiramente sob o olhar do autor que se põe a serviço do agrado do leitor. Se o autor consegue efetivamente agradar, ele obtém sucesso. Sucesso de livraria, sucesso nos salões de conversas sobre literatura, sucesso na imprensa falada e escrita. Por isso se diz que literatura é uma arte difícil. E na verdade é difícil mesmo.

Muitos são os perigos que existem no caminho do criar literário. Diz-se daquele leitor que procura ver se o autor é original, que este é um leitor sagaz. E claro, o autor escreve para o leitor. Eu nem precisava dizer, então ignoremos este ponto. Do criar literário, eu mesmo, pequeno autor, já me referi algumas vezes. E neste momento estou escrevendo é um artigo literário. E um artigo literário é literatura, não vou dizer se de menor ou maior interesse. Não digo nada sobre isso, porque eu mesmo não sei se é menor ou maior. Para terem uma idéia, nem ao menos sei se sou um autor menor. Mas suponho que como autor, sou dos menores. E não é modéstia. Nem estou pedindo a alguém que me desdiga. Deixem assim.

Um artigo literário que se escreve tem ao menos a intenção de entreter o leitor. Entreter comentando uma obra. Entreter discutindo uma matéria de interesse do leitor que queira aprimorar seu escrever. E assim por diante. Entreter de maneira geral. E conquanto pretenda entreter o autor tem que ser agradável. Ou, palatável.

Já um artigo de crítica, tem que ser ousado. No meu modo de entender, tem que ousar. Porque a crítica é coisa mais séria. Ou põe a obra em questão nos céus, na glória de um momento, ou a derruba e o pretenso leitor nem vai à livraria comprá-la. Vejam por aí, o poder da crítica. Crítica porém é mais que uma mera opinião. Antes fosse um mera opinião a favor ou contra. Um crítico tem que conhecer a fundo a matéria. Tem que ter reputação consolidada. E com essa reputação é que dá reputação talvez até a um autor iniciante. Um crítico cuja opinião vale o ouro literário, opinando sobre um iniciante, o iniciante já deu mil passos adiante em sua carreira literária. Não no sentido de ver sua conta bancária crescida, mas no sentido de ver que as portas que o editor lhe abriu, o sorriso do crítico escancarou. E, para mim, crítica é arte. E, pois, a arte literária é difícil.

Mais uma coisinha. Cada autor tem suas peculiaridades de personalldade. Um gosta de solidão para criar. Qualquer barulho o distrai a ponto dele não conseguir ordenar as palavras. Outro, vira e mexe, está consultando um dicionário. Consulta até dicionários literários. E vá se ver as espécies de dicionários literários que existem. E muitos ainda fazem segredo das condições externas a si que ele exige para criar.

Então paramos de falar das dificuldades da arte literária aqui. Porque senão ninguém mais vai criar literatura. E não era e nem é o nosso intuito ao iniciarmos o escrever este artigo. Criem, façam literatura, e digam que eu aqui supervalorizo o escrito artístico.

Aristides Dornas Júnior
Enviado por Aristides Dornas Júnior em 30/04/2023
Reeditado em 01/05/2023
Código do texto: T7776674
Classificação de conteúdo: seguro