HQ : Quando os Super Heróis se tonam vilões

No ano de 1994 era publicado a revista Crepúsculo Esmeralda, que retratava a queda do Lanterna Verde ( Hal Jordan) para a vilania, se tornando o hospedeiro da entidade Parallax.

A saga se inicia após o fim do Reino do Superman quando o Super Homem Ciborgue transformou a cidade de Coast City em uma Warworld ajudado por Mogul.

Na esperança de reconstruir Coast City, Hal Jordan pede auxilio aos heróis, mas estes diz que não podem fazer mais nada.

O Lanterna Verde com o seu anel usa toda a sua força de vontade e restaura a cidade com a sua força de vontade.

Ao ver que a energia se esgotou Hal, vai até o espaço atrás dos Guardiões de AO matando e pegando os anéis dos outros Lanternas Verdes.

Chegando no planeta dos Guardiões, Hal implora pela restauração de Coast City, mas eles negam e Hal entra na bateria e se torna um dos maiores vilões da DC e destrói OA, o Guardião Gaunthlet em ultimo esforço escolhe Kyle Rayner como ultimo Lanterna Verde.

Heróis se tornando vilões foram o chamariz durante os anos 1980 e 2010, podemos citar vários exemplos.

Bucky o ajudante do Capitão América que estava morto durante a Segunda Guerra, ressurge no ano 2005 como o Soldado Invernal, que foi resgatado pelos Soviéticos e sofreu uma lavagem cerebral.

Lutou contra os Vingadores e foi responsável por grandes atos terroristas, e durante a Guerra Fria cometeu atrocidades contra o Wolverine, matando a sua esposa.

Teve um grande destaque durante a Guerra Civil integrando Os Vingadores Secretos e posteriormente se tornou o Capitão América.

O segundo Robin ( Jason Todd) que todos acreditavam estar morto, após ser assassinado pelas mãos do Coringa, na saga A Morte em Família, de 1988, retorna em 2005.

Foi revelado que seu corpo foi recuperado por Ra’s Al Ghul e ressuscitado, mas a sua mente fora fragmentado.

Jason assume o manto de Capuz Vermelho e começa a assassinar os traficantes e bandidos de Gotham, ao tentar parar o suposto vilão Batman suspeita ao reconhecer alguns movimentos do Capuz. Após se revelar Jason questiona Batman do por que não o vingou, e o Homem Morcego responde que iria se igualar a ele.

Capuz Vermelho atualmente ajuda a batfamilia esporadicamente.

O Capitão América no ano de 2014, levou a hq as alturas, em que Capitão América se revela como Agente da Hydra, mas isso foi obra do Cubo Cósmico e heróis como Deadpool, Justiceiro se aliaram ao Capitão América.

Super Homem teve a sua fase de vilania no quadrinhos da serie Injustiça, onde numa linha alternativa o Coringa utiliza o gas do medo e o kryptoniano mata a Lois Lane achando que era o Apocalypse.

O herói mata o Coringa e se torna um tirano e divide a Liga da Justiça, o Batman bate de frente com o Super Homem e inicia uma guerra.

Outro caso o mais antigo é o Homem Formiga Hank Pym, que ao ter problemas conjugais cria o vilão Jaqueta Amarela e a espanca.

As consequências de Hank foi o primeiro membro a ser expulso dos Vingadores.

Atualmente o antagonismo dos super heróis é muito comum, pois mostra a humanidade que o herói carrega .

Vimos recentemente o Demolidor se tornar um vilao líder da organização criminosa o Tentaculo para derrubar o Rei do Crime, o prefeito de Nova York nas HQs.

Seja por um trauma ou até por uma personalidades reprimida, nesses trinta anos vimos heróis e vilões mudarem de lado, provando a possibilidade de serem o antagonista de sua própria história

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 04/07/2023
Código do texto: T7829277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.