USANDO RETICÊNCIAS E PONTO DE EXCLAMAÇÃO... SIGNIFICA...

Usando Exclamação e reticências em poesia.... significa o que???

'A combinação das reticências com o ponto de exclamação está prevista nas gramáticas, mas não pela ordem apresentada.

As reticências são usadas para assinalar uma suspensão na frase. Neste âmbito é possível a sua combinação, por um lado, com a vírgula ou ponto e vírgula, mantendo as reticências um valor melódico, indicando, por exemplo, uma pausa expressiva (muito comum no discurso dramático). A vírgula (ou ponto e vírgula) coloca-se depois das reticências, permitindo a continuação da frase:

(1) «Passai, ó vagas…, mas passai de manso!» (Castro Alves, Obra completa1)

Por outro lado, as reticências podem combinar-se com sinais melódicos (ponto de interrogação e ponto de exclamação, ou até os dois sinais em conjunto). Como explicam Cunha e Cintra, «[n]este caso, as reticências prolongam a duração de certas inflexões interrogativa e exclamativa e acrescentam-lhes certos matizes particulares»2. Neste caso, as reticências colocam-se depois do ponto de interrogação ou ponto de exclamação. Veja-se o exemplo:

(2) «Margarida – (a gritar) Jesus! Virgem Mãe!...

Custódia – Que foi?... Que foi isto?!...»3 (Bernardo Santareno, O crime da aldeia velha)

Assim sendo, na frase apresentada a ordem dos sinais de pontuação deveria ser invertida:

(3) «A determinada parte do texto, verifica-se uma dor plangente, e a necessidade de uma fuga que se crê premente, porquanto, só os braços da sua mãe, lhe dão o conforto que o mundo roubou sem porquê!…»

Nota do divulgador:- Nem sempre cabe a nós perceber o desejo do autor de dar maior enfase em seu texto!!! Dai o uso das pontuações e que assim possam entender melhor!!! Uma pena a tal Análise Léxica ter sido abandonada pelos nossos mestres da língua portuguesa graças ao Paulo Freire que destruiu assim a beleza da nossa língua portuguesa!!! Mas a ignorância é dos Símios e não da raça humana!!! Segundo Darwin... alguns evoluem e outros símios não!!! kkkkkkkkkk

Carla Marques
Enviado por Ivan o terrivel em 15/11/2023
Código do texto: T7932233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.