Onde anda a nossa inspiração?

Escrever por escrever parece uma ação impensada, mas nem sempre é assim. A inspiração não é algo que está sempre ao nosso dispor, infelizmente. Mas se formos esperar a inspiração aparecer para colocarmos algo no papel ou na tela qual seria o tamanho da nossa produtividade? Não é comum entre os mentores e coaches do desenvolvimento pessoal que estudam o comportamento humano nos impelir com frases fulminantes de incentivo à produtividade, assim como colocar o ato da procrastinação nas últimas fileiras do comportamento que leva ao sucesso? O que eles mais criticam é a nossa apatia mental em relação à produtividade.

As empresas só falam em lucro e as metas apresentadas nunca são equivalentes à capacidade dos seus colaboradores. Nossos chefes não querem saber se somos humanos ou robôs, eles querem mesmo ver nossa produção e não importa o quanto apresentemos de resultado; nunca estarão satisfeitos; Ainda bem que não estamos falando de vendas nem de prestação de serviços e sim de arte. Sim, porque escrever está para a arte literária como está para a arte da vida o sorrir, o praticar esportes e o saborear de um delicioso chá às cinco da tarde.

Existe um momento apropriado para escrevermos? Deveria existir se estivéssemos a espera da inspiração. O pintor de quadros ao receber em seu estúdio a musa inspiradora será que continua inspirado desde o momento em que pensou em chamá-la? Duvido muito. Mas nem por isso vai deixar de por em movimento o pincel e brindar-nos com um trabalho maravilhoso. Quando sento-me para escrever, na maioria das vezes estou tão inspirado quanto meu cachorro vasculhando os quatro cantos da nossa varando em busca de algo que o tire da monotonia.

Ainda assim, pela alegria de me dedicar ao que amo e fazê-lo com paixão, na maioria das vezes sai algo que presta. Creio que inspiração é coisa para os poetas apaixonados que não tiram da mente o alvo do seu amor. A inspiração nesse caso brota sem esforço, porque já está lá, o tempo todo, bastando que pense no ser amado. E os mais lindos versos surgem nesses momentos!

Sou a favor do esforço na hora da criação; sem ele, os anjos do céu e as musas da Terra não têm como nos ajudar. Penso muito no dito de William James onde ele afirma que vivemos na era em que o pensamento precede as nossas ações e se quisermos ter bons resultados nas nossas ações basta termos pensamentos elevados que condizem com elas. Isso vale muito para o ato de escrever. Podemos ser produtivos e grandemente criativos naquilo que escrevemos sem precisarmos esperar o aparecimento da inspiração. Se esta chegar, ótimo, faremos ainda melhor, mas não é isso o que conta.

Quando começamos a exercitar as palavras, na grande maioria das vezes não sai aquilo que nos propomos expressar desde do início. Entretanto, ao analisarmos o que escrevemos nos damos conta de que resultou melhor do que o esperado. Isso porque houve inspiração. ela estava ali, insidiosa, somente à espera de que começássemos a nos movimentar, física e mentalmente. Nem sempre é assim. Mas acabamos por cumprir o que planejamos e isto é o que mais importa acima de tudo, com ou sem inspiração.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 01/12/2023
Reeditado em 01/12/2023
Código do texto: T7944913
Classificação de conteúdo: seguro