PROPOSTA DE EDIÇÃO (comentários do autor)

PROPOSTA DE EDIÇÃO

(comentários do autor:)

1 - tenho receio que a transposição de meus contos para o Português castiço (ou o usual aí em Lisboa) possa tirar muito da graça contida neles. São as GÍRIAS e expressões do povo que VALORIZAM a obra. Por exemplo, trocar "2 pernas e 1 galo" por... 250 euros (ou escudos) "detonam" o HUMOR inserido na cena. Pensem nisso... talvez deixar como está seja um bom caminho !

2 - a divulgação (Marketing) precisa ser bem anterior à data de LANÇAMENTO de cada livro: sugiro minifolders (do tipo "sanfona", folha A4 dobrada em 3) com o microRESUMO dos 52 CONTOS, aliás, esse mesmo texto abre cada obra.

DISPENSO -- de formal oficial, com declaração em Cartório -- minha porcentagem sobre os (futuros) primeiros 500 exemplares vendidos, a fim de que SE INVISTA o valor final em cartazes verticais (de 40 x 60 cm) a serem afixados no saguão de Metrôs, de colégios classe A, universidades, grandes fábricas, pontos finais de ônibus, etc, com bem poucos dizeres, visando o transeunte apressado:

"VEM AÍ / um escritor DIFERENTE...", já com a capa da futura obra, como a obra será lançada. Abaixo da capa: "AGUARDEM... / ,mais um sucesso / da (editora) ....!" *** Eis minha contribuição especial para o sucesso do livro ! Aqui no Pará GRAFITAM muros abandonados ou "vazios", a preço irrisório. É eficiente e "muito barato" !

3 - RÁDIOS FM ainda são bastante ouvidas... 20 SEGUNDOS de música INSTIGANTE (cigana, árabe, peruana, japonesa, indiana) com os mesmos dizeres -- em programas de grande audiência -- terão igual efeito de CRIAR ESPECTATIVAS para o dia de lançamento.

4 - me parece que LIVROS DE BOLSO (12 x 18 cm ou até 10 x 13,5) em papel barato (avena, pólen, etc, de 80-90 grs) seriam o ideal... as Editoras ganhariam ao final, vendendo MAIS exemplares para um público bem maior e garantindo CLIENTELA para as continuações. Meu objetivo é SER LIDO, se possível na França, em Londres e na África portuguesa.

5 - 1 ANO de contrato (duração) é mais do que suficiente, depois dos 3 meses iniciais as vendas quase cessam. Com alguma sorte esta Editora poderá lançar a "extensão" em set./outubro vindouro, antes do inverno europeu.

6 - o futuro contrato precisa ser BEM CLARO na abrangência territorial coberta por vossa Editora: quero ter liberdade para lançar OS MESMOS LIVROS em Inglês ou chinês ou russo, se for o caso, EM PAÍSES nos quais vossa Editora NÃO ATUE e nem tenha representação.

7 - por fim, temos a questão dos EBOOKS... estes são "continuações" VIRTUAIS do livro "em papel", físico e, portanto, com "direito de uso" (?!) por vossa Editora. Só não sei se o Autor recebe realmente "copyrights" pelas vendas virtuais, que são "incontroláveis". Desconheço como "encaixam" o Autor nesse "sistema" esperto onde navega absoluto o "polvo insaciável" vulgo AMAZON. (Quando a consultei em 2017 suas Regras continham "cláusula" que PERDURAVA por até 3 ANOS após o fim do contrato com ela !)

8 - De minha parte é só ! CAPA & contracapa ficam à critério da Editora, as minhas seguem como mera "ilustração", singela sugestão. Quanto à TIRAGEM, aja-se com prudência; antes termos uma badalada "Segunda Edição", do que um "encalhe" colossal. Creio que mais 1 Prefácio -- este de escritor local -- seria muito bem-vindo !

*** *** ***

Prometo não incomodá-los mais... vou apressar as revisões (não tenho PC em casa, uso lanhouses) e nem precisarei "adaptar" os meus escritos a nenhuma "Ortografia maluca", já que serão traduzidos ou "transcritos" para o Português de C'mões e de C'bral ! (Se for o caso, podem fazer tal correção !)

Autorizo retirar AS ASPAS que uso em perguntas e respostas, ficando apenas as relativas a gírias e expressões populares, nomes próprios também. O mesmo quanto ao "código de texto" no final de cada texto. Embora presunçosa, a "logomarca" "Um escritor DIFERENTE... " (ao pé da capa, ou na página inicial) poderá ser um bom chamariz. Como subtítulo... "contos surpreendentes" ou "contos inacreditáveis", caso a Editora aprove, já que ambos os títulos induzem o possível cliente a crer que se trataria de ROMANCE ou algo semelhante.

***************

Graças ao Destino tenho sobrinha em Lisboa já faz uns 3 ou 5 anos... ela poderá atuar em algum momento, se necessário, me representando ou de alguma outra forma. Abraços do escritor, compositor e poeta...

"NATO" AZEVEDO (em 1º/abril de 2024)