LUZES ACESAS...OUVINDO FAGNER E OSWALDO MONTENEGRO...🌄 🌙 🌄

LUZES ACESAS.🌙 🌄 🌙

Quantas estrelas precisa você pra sonhar,

Quantas mãos dando adeus,

Prá você querer voltar?

Quantas luzes acesas pra você se revelar?

Nesta música de Fagner e Oswaldo Montenegro são usadas palavras de realce como estrelas, luzes acesas, porém ela já nos convida para entrarmos em uma atmosfera mais densa, em névoas, em um cenário de contrastes.

A música sugere um movimento de busca, de contemplação para só assim poder admirar as estrelas e conseguir sonhar.

É preciso sentir o "peso da despedida", do adeus para depois, só assim voltar, fazer o caminho inverso.

E só vamos conseguir ver as "luzes acesas", se antes caminharmos na nossa escuridão; assim, vamos nos enxergar, ter mais clareza e nos "revelar ", como diz a música.

************************************************

Quantos brinquedos precisa você pra

voar?

Quantos medos vencidos

Pro amor se revelar?

Quantos lagos e rios pra você rever o mar?

A música traz a mensagem de que precisamos superar os nossos medos para poder amar plenamente em todas as suas formas. Interessante que o sentimento de medo nos fragiliza diante do outro e em todas as áreas e aspectos das nossas vidas.

Sentimos medo pois tememos expor as nossas fragilidades, ou aquelas partes sombrias que nos incomoda, muitas vezes até em nível inconsciente pois não temos clareza dessas partes inaceitáveis em nós.

É importante reconhecê-las para não projetarmos esses aspectos em outras pessoas, ou se reprimirmos podemos somatizar e até vir a adoecer.

As sombras adormecidas do nosso psiquismo contém todas as nossas potencialidades e forças, mas se não a reconhecermos elas acabam se fortalecendo e criando obstáculos para o nosso crescimento.

Temos que tentar identificar esses conteúdos, aceitar e integrar as sombras na nossa personalidade e em nosso favor, percebendo que não somos perfeitos e que a incompletude faz parte da nossa natureza humana.

Jung define essas partes sombrias como "aquilo que não desejamos ser, sendo que na sombra há aspectos ocultos ou inconscientes de si mesmos, bons ou maus, que o ego reprimiu ou nunca reconheceu".

************************************************

Quantas notícias virão pra você despertar?

Quantas guerras perdidas

Pra alegria retornar?

Quantas nuvens de chumbo

Pra esse dia clarear?

Aqui fica a mensagem muito triste e impactante fazendo-nos refletir sobre os horrores da guerra e suas consequências.

Por guerras podemos considerar não só as de armamento bélico, mas como diz a música elas podem estar presentes na manipulação dos órgãos publicitários, nas notícias enganosas, fakenews, na política, na corrupção, na depredação da Natureza para obtenção do lucro, na exploração, manipulação, no preconceito, nas forças dominantes do trabalho, na violência e no assédio a qualquer nível, etc...

Quando uma sociedade se torna projeção negativa de alguns grupos politicos, líderes, fanáticos, religiosos, de controles sociais, etc podemos dizer que suas "sombras coletivas" se disseminam no inconsciente coletivo infligindo danos que vão se perpetuar por muitas gerações.

Como exemplo temos as guerras, trazendo sequelas tanto físicas e psicológicas que se arrastam por muitas e muitas gerações; o lucro com os armamentos; o ativismo político ou religioso para fins de manipulação de uma sociedade; o estímulo ao consumismo desenfreado trazendo uma sociedade que fica alienada dos seus verdadeiros valores, atingindo principalmente crianças e adolescentes; o estigma e o preconceito que mina as forças das minorias e fortalece a intolerância e a falta de empatia para os grupos alvos, etc...

" O encontro de muitas pessoas têm uma grande força sugestiva. O indivíduo na multidão torna-se facilmente uma vítima de sua sugestionabilidade. Só é necessário que algo aconteça, por ex, uma proposta apoiada por todos para que cada um concorde, mesmo que se trate de algo imoral. Na massa não se sente nenhuma responsabilidade, mas também nenhum medo ".

CARL GUSTAV JUNG.

Do livro:

Os arquétipos e o Inconsciente Coletivo.

************************************************

Mas apesar das mentiras, dos punhos fechados e dos passos trocados, Fagner e Oswaldo Montenegro mantêem uma visão muito otimista da vida, trazendo a esperança como alento e como é importante cultivá-la dentro dos nossos corações...

Depois da escuridão, o sol sempre há de brilhar.... 🌄 🌙 🌄 🌙 🌄...

Abra a janela, olha pro Sol

Que a alegria te espera...

Abra a janela, olha pro Sol

Que a alegria te espera...

***********************************************

Ouçam: LUZES ACESAS.

De: FAGNER E OSWALDO

MONTENEGRO.

https://youtu.be/scwsMS9ILUQ?

si=NncvJ7x8JPNLVmW3

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 23/05/2024
Reeditado em 25/05/2024
Código do texto: T8069388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.