Linha na agulha...?

Termos mais usados na costura

O mundo da costura possui muitos termos próprios. Quem já costura há um bom tempo simplesmente já está acostumada com esses termos e seus significados. Mas se você é novo nessa área talvez fique sem entender ou até mesmo se assuste com algum desses termos.

Alinhavar – Costurar pontos provisórios, geralmente largos, com agulha de mão. O alinhavo serve para evitar o desvio de duas partes de tecido que se pretende costurar. As vezes também serve para indicar onde costurar definitivamente.

DICA: Utilize sempre uma linha de cor diferente do tecido para alinhavar, pois será mais fácil visualizar quando precisar desmanchar.

Casa de botão – Parte do fecho com botão. A casa é o furo no tecido por onde passa o botão, normalmente feitas na máquina para aperfeiçoar o acabamento. Pode ser feita à mão ou usada como efeito de decoração.

Chulear – Costurar na borda da margem de costura do tecido com pontos a mão ou na máquina com pontos zigue-zague, para evitar que o tecido desfie. Como alternativa pode-se usar uma máquina de overloque.

Costura francesa – É utilizada em tecidos finos ou de seda. A costura é feita duas vezes, primeiro no lado direito e logo após no lado avesso, envolvendo, assim, a primeira costura.

“Direito com direito” – Significa colocar a face do direito de uma parte de tecido sobre a face do direito de outra parte. As faces do avesso do tecido ficam viradas para fora.

Direito e Avesso – A lado direito é o lado mais bonito do tecido, que tem cores mais intensas. Com o modelo pronto, corresponde ao lado externo. A lado avesso do tecido possui cor menos intensa e mais opaca. Em geral fica do lado de dentro do modelo.

Dobra do tecido – Marcação no molde que indica que ele deve ser posicionado sobre a dobra do tecido para cortar. Ao cortar, não é necessário deixar margem nessa borda, já que o modelo não terá uma costura nesse local.

Embeber – Unir duas partes de tecido de tamanhos diferentes de forma que venham a ficar ambos com o mesmo tamanho, sem que a parte que era maior fique pregueada nem franzida.

Ex.: Geralmente a cabeça da manga é um pouco maior do que a cava. Para realizar o embebimento da manga é preciso passar um ponto largo ao redor da parte mais alta da cabeça da manga e puxar uma das linhas da costura para fazer um leve franzido. Depois disso é preciso encaixar a manga na cava, distribuindo bem o tecido para que ela se encaixe sem formar pregas nem aparecer o franzido após a costura final.

Fio do tecido – É a direção dos fios nos tecidos de tear. Os urdumes, ou fios da teia, são os fios longitudinais, estendidos no sentido da ourela. O fio transversal é chamado de trama. Quando se diz “no sentido do fio”, em geral, refere-se ao sentido do urdume (paralelo à ourela).

Forro – Tecido extra costurado junto ao tecido principal. Sempre fica do lado de dentro da peça para dar mais volume, deixar a peça menos transparente ou para esconder costuras.

Franzir – Significa diminuir a largura de uma parte de tecido, formando pequenas pregas. Para isso, deve-se passar duas costuras paralelas na borda do tecido que deseja franzir, com pontos grandes. Depois é preciso puxar as linhas inferiores até ter a largura pretendida do tecido.

Lapela – É a borda da frente de casacos ou blusas viradas para trás, onde a gola é costurada.

Moulage – Técnica de modelagem tridimensional onde os moldes em vez de serem feitos no papel usando as medidas e a geometria, são feitos direto no manequim, com a ajuda de alfinetes.

Nesgas – Tecido em forma de triângulo que é acrescentado a uma peça para dar mais roda.

Pala – A pala pode estar presente na parte das costas de uma peça, como em camisas sociais ou na cintura de saias. É um recorte feito na peça para dar acabamento ou camuflar pences.

Pences – É uma prega feita para dentro da peça, em forma de triângulo. Serve para modelar o tecido de acordo com as formas do corpo.

Pespontar – Significa costurar ao longo das bordas ou das costuras para as realçar. É comum executar pespontos rente às bordas (ou seja, a cerca de 2  mm da extremidade) ou com a largura do calcador. Para pespontar, é possível utilizar linha normal, simples ou dupla, linha de casear ou torçal.

Plissado – é uma série de dobras feitas no tecido, na maioria das vezes costurada em partes. Usualmente utilizada em saias e também em tecidos para decoração. Hoje em dia já se encontra tecidos plissados de fábrica.

Refilar – Significa cortar ou aparar as bordas de duas margens de costura sobrepostas. Assim, quando for feito o acabamento (por ex., em bolsos ou golas), a costura fica mais plana e discreta, e as margens não ficam visíveis na face externa do tecido.

Retrocesso – Feito na máquina com o ponto de trás para a frente sobre uma fileira. É utilizado para arrematar e garantir que o fio não escape.

Viés – Pode significar o sentido do fio do tecido. Para cortar uma peça no viés é necessário posicionar o molde na diagonal em relação à ourela. (Para saber mais sobre Fio do Tecido CLIQUE AQUI) Pode também se referir a uma tira de tecido cortada no sentido do viés, utilizada para fazer acabamento em cavas, golas e barras. Este aviamento também é vendido pronto em armarinhos.

Vinco – É uma marca de dobra no tecido formada após se passar uma peça com o ferro de passar.

Linha n'agulha
Enviado por Paulo Miranda em 15/08/2022
Código do texto: T7582565
Classificação de conteúdo: seguro