Terminologia da Costura

Mini dicionário para começar a costurar

Vamos lá

Pequeno dicionário: ações de costura

Alinhavar

Montar diferentes tecidos de maneira grosseira, realizando pontos grandes de costura à mão.

Artesanato

O artesanato consiste na técnica manual de desenvolver um produto artístico, como peças de roupas feitas à mão. Geralmente, essas peças são únicas, não havendo nenhuma outra igual no mercado.

Bainha

Operação frequentemente encontrada em oficinas de fabricação têxtil. Ela consiste em dobrar um tecido em si para encurtar uma peça de roupa ou fazer um belo acabamento, como na parte inferior das calças.

Vale ressaltar que fazer a bainha é um dos primeiros passos ensinados para quem deseja aprender corte e costura! Por isso, vale a pena fazer o curso de costura!

Borda

Termine uma borda para evitar que o material enfraqueça. Você pode fazer um viés, uma tira ou uma renda.

Corte enviesado

Corte a 45° em relação ao fio de trama. Peças que requerem flexibilidade são cortadas em viés.

Costura francesa

A costura francesa é a responsável por esconder as bordas de costura, sendo um tipo de acabamento fino para as peças de roupa.

Pessoa costurando tecido.

A costura francesa apresenta acabamento embutido, sendo invisível na peça de roupa. Por isso, ela é uma das mais requisitadas, quando uma pessoa deseja modificar o tecido.

Ao contrário da costura inglesa, a francesa é uma costura embutida, adequada para tecidos finos. Quanto mais fino, melhor fica o acabamento.

Costura inglesa

A costura inglesa é uma costura pespontada, ou seja, que fica aparente na hora da finalização. Essa técnica é uma das mais famosas da história da costura e da moda!

Crochê

É um processo feito à mão o qual se utiliza agulha e tecidos. Através do crochê é possível criar protetor de mesa, roupa de cama e muito mais!

Drapear

Técnica de costura que permite fazer dobras no tecido. Para isso, basta costurar pontos grandes e puxar os fios para enrugar o tecido. Você também pode fazer esse procedimento com uma máquina de costura.

Embebimento

Embeber significa diminuir um pedaço de tecido para que ele encaixe em outro menor. Essa técnica permite encolher o tecido através da utilização de um ferro de passar roupa.

Entretelar

A aplicação de entretela no tecido serve para encorpar e estruturar uma peça, seja uma roupa ou um projeto de patchwork. Seu uso mais comum é em colarinhos de camisas e punhos, porém ela também é muito utilizada em ternos, blazers, cós de saias e calças, bordados, entre outros.

Overloque

Permite que você faça um acabamento nas bordas com uma máquina de costura. O "overlocker" permite cortar e costurar na mesma operação.

Máquina de costura.

Essa máquina de costura especial corta, costura e encobre um ou dois tecidos em apenas uma operação. Portanto, ela é uma das queridinhas das costureiras, e portanto, uma das mais populares do mercado!

Além disso, essa máquina é bastante reservada para costureiras experientes e profissionais para montar tecidos e acabamentos. É uma máquina que combina perfeitamente com tecidos elásticos modernos, como jersey e lycra.

Foi a partir de criações como a máquina de corte e costura que os homens se interessaram pela costura.

Picotar

Pequenas fendas (retas ou V) na borda do tecido usando a ponta da tesoura. O picote será usado para indicar as marcas de montagem do padrão. Uma costureira também será capaz de "trancar a costura para dar mais flexibilidade ao trabalho e poder devolvê-lo melhor", segundo a Filoute.

Preparação

Como o próprio nome diz, é a preparação do tecido antes de ser costurado. É importante saber que os tecidos, quando chegam em nossas mãos vindos da loja, ainda não estão prontos para serem costurados. Para evitar o encolhimento da peça ou que ela fique retorcida, é preciso adotar alguns procedimentos como lavar, passar e endireitar.

Procurando por um curso de corte e costura em SP?

Viés

É obtido dobrando o tecido na diagonal a 45°. As tiras de tecido decorativo que encontramos em armarinhos também são chamadas de viés.

O site audaces.com explica este termo da seguinte maneira:

"cortar no sentido do Viés é posicionar o fio do molde em um ângulo de 45 graus com relação à ourela, ou seja, seria posicionar o molde entre o Urdume e a Trama. Este tipo de corte proporciona um melhor caimento do tecido e acomodação dele sobre o corpo, pois o tecido ao ser cortado no sentido do seu viés passa a ter uma “elasticidade” devido à posição dos fios tecidos. Por outro lado, quando se trata de consumo, cortar tecidos nesse sentido significa um menor aproveitamento do tecido com relação aos outros sentidos, por esse motivo não é tão utilizado na indústria."

Gostando do glossário? Você pode aprender mais sobre a história da costura e diversas técnicas dessa área e aprofundar ainda mais seus conhecimentos!

Tricotar

Tricotar significa fazer uma peça, geralmente de vestuário, a partir do tricô. Para isso, as pessoas utilizam técnicas especiais.

Pessoa tricotando tecido azul.

Tricotar é o ato de fazer peças através das técnicas de tricô. Essa tarefa é, inclusive, considerada terapêutica por muitos profissionais da saúde. Aliás, quem nunca viu uma pessoa tricotando para passar o tempo e cuidar da saúde mental, não é mesmo?

Segundo o Wikipédia:

"o tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô. Pode ser feito manualmente, com duas agulhas que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. O tricô pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida."

Vincar

Dobrar uma marcação no tecido e passá-la com um ferro para marcá-la. Esse é um dos principais métodos ensinados na aula de corte e costura!

Pequeno dicionário: tecidos e materiais de costura

Aplicação

Forma de tecido que é costurada em ponto acetinado em outro tecido. Este é um elemento puramente decorativo.

Barbatana

Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia.

Borda inacabada

Borda do tecido antes de ser terminada (em bainha, overloque, debruada no viés). A borda deve receber um acabamento para evitar que se desfaça. Se você cortar um material como neoprene (wetsuits), o tecido não se desgasta e é chamado de borda crua.

Botão

Pessoa costurando o botão na roupa.

Os botões ajudam a unir as roupas e a deixá-las mais elegantes. É comum vê-los em camisas sociais, blusas polos e outras peças mais sofisticadas. Portanto, escolher uma peça com botão é sempre uma boa opção!

É um objeto redondo usado para fechar as peças, de modo a prendê-las. Através dele é possível ajustar melhor as roupas, de modo a adaptá-las perfeitamente ao corpo.

Ponto cheio

Ponto de costura utilizado em bordados de algodão. São pontos um pouco grossos, realizados da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. O ponto cheio é usado para preencher desenhos no tecido (formas e figuras de pessoas, animais, plantas, etc).

Bordado

Bordado significa criar, na máquina ou na mão, figuras e desenhos em pedaços de tecido. É um dos nomes mais comuns do mundo da costura.

Bordado colorido no tecido.

Bordado é a arte de decorar tecidos, adicionando um desenho plano ou um relevo. As pessoas costumam adicionar um lindo bordado em tecidos de mesa, toalhas, lençóis... Com ele, tudo fica mais bonito!

Materiais como glitter, pérolas, ou até mesmo pedras preciosas podem ser incorporados ao bordado. Distinguimos entre bordados manuais, semi mecânicos (feitos à máquina e à mão) e mecânicos, realizados em máquinas industriais.

Faça um curso de costura online!

Carretel de linha

É o "rolo" de linha, onde ela é guardada para que a costureira a encontre sempre que precisar. Consiste em um pequeno cilindro, no qual os fios de linha são enrolados.

Urdume

O sentido do fio do tecido no comprimento do material na horizontal.

Fio do tecido

É o sentido em que corre o fio de urdume. Você sempre cortará um tecido na direção do fio para evitar que ele seja deformado.

Decote

Abertura no topo da peça permitindo a passagem da cabeça.

Fique por dentro das figuras que ficam constantemente na mira dos holofotes no mundo da alta costura. Assim é possível aprender mais sobre esse mundo tão magnífico.

Viés

Aqui, "viés" é um substantivo e não um verbo como o citado anteriormente. Ele constitui uma tira de tecido (seda, lã ou algodão) costurada na borda ou nas costuras das roupas para evitar que se desfiem ou desgastem. Eles podem também servir de decoração.

Sobra

Borda lateral dos tecidos. Em geral, é de 1 cm de largura, e difere do resto do material por ser mais apertado ou com pequenos pontos durante todo o tempo.

Máquina de costura

Uma máquina que executa automaticamente os pontos de costura, usando duas linhas (uma linha que passa pela agulha e uma linha que vem de uma bobina).

Máquina de costura antiga em cima da mesa de madeira.

A máquina de costura é o instrumento usado para prender ou unir dois pedaços de tecido. É através dela que as costureiras criam/ajeitam uma grande quantidade de peças de roupa, tornando o seu trabalho muito mais produtivo.

Ela é o aparelho mais utilizado do mundo do corte e costura. Portanto, é fundamental ter uma máquina de costura para realizar quase todas as tarefas do dicionário do Superprof!

Margem de costura

Comprimento adicionado ao molde para permitir costurar as peças juntas. Varia entre 0,5 e 1,5 cm.

Moletom

Tecido macio, quente, semelhante a um tecido de lã, que lembra uma flanela grossa.

Molde

Molde é o modelo padrão para desenvolver determinados tipos de peças. Há diversos tamanhos de moldes paras as roupas.

Molde de peças de roupa.

O molde é a representação de uma peça vista de frente ou de trás. Dessa forma, é ele quem determina o tamanho da peça de roupa. O seu uso é fundamental para o desenvolvimento da costura!

O molde é sempre um pouco mais largo do que a roupa, pois isso permite a montagem correta das peças através das costuras e bainhas. Em cada molde encontramos as dimensões dos diferentes tipos de tamanhos (P, M, G, GG, etc.).

Entretela

Aviamento de algodão ou fibras sintéticas, engomado, aplicado em determinadas partes das roupas, como palas, golas e alças, com a função de sustentar e estruturar as peças. A colante pode ser prensada nos tecidos pelo calor do ferro de passar.

Forro

Nome do revestimento da parte interna das roupas, que pode ser feito de tecidos finos ou estruturados. Tule e voal são as melhores opções para dar volume aos vestidos e saias.

Vale ressaltar que através desse revestimento é possível fazer lindas peças, como as costuras do Pinterest.

Prega

Detalhe feito em mangas, vestidos, casacos, bolsas, entre muitos outros. A prega é uma dobra, sendo ela grande ou pequena, prega macho ou fêmea, sua função é embelezar a peça.

Punho

Localizado no final de uma manga comprida, pode ter várias larguras e formatos.

Velcro

Tipo de material sintético coberto de pelos cerrados. Composto por um lado de feltro e outro em loop (aro ou anel), que se colam um no outro sob pressão, o aviamento substitui fivelas, botões e zíperes como fecho de roupas ou acessórios.

Tênis com velcro.

O velcro serve para fixar ou fechar duas partes de tecido. Ele é seguro e simples de ser usado. Por isso, esse material costuma ser muito presente nas peças infantis, principalmente em bermudas e tênis.

O velcro geralmente é colocado em tênis de bebês, pois proporcionam mais segurança do que um cadarço - que pode desenrolar a qualquer momento. Afinal, ele serve para fixar as duas partes de um tecido com bastante eficiência!

Nomes relacionados a costura mundial

Uma outra lista importante são dos maiores nomes da alta costura e da moda. Listamos os 15 maiores nomes da moda mundial (estilistas e personalidades):

Coco Chanel

Oscar de la Renta

Audrey Hepburn

Giorgio Armani

Gianni Versace

Rachel Zoe

Christian Dior

Miuccia Prada

Domenico Dolce e Stefano Gabbana

Yves Saint Laurent

Roberto Cavalli

Karl Lagerfeld

Marc Jabobs

Alexander McQueen

Vivienne Westwood

Camila e internet
Enviado por Paulo Miranda em 24/12/2022
Código do texto: T7678706
Classificação de conteúdo: seguro