A ESTANTE MÁGICA

A magia da estante impregnou toda a quadra poliesportiva onde os atletas empunhavam canetas, ao invés de raquetes, e escreviam livros, ao invés de marcar pontos no basquete ou vôlei, eles pontuavam com marca texto na jornada das estrelas.

 

Aparecida, ou singelamente Cida, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Rivadalva de Carvalho e idealizadora do projeto, e digamos, que mais parecia uma fada, não só pela beleza de sua pele morena, ou pela amabilidade de seus gestos, mas, pelo condão de realizar SONHOS. Fascinado ficou o poeta ao vislumbrar aquele pomposo cenário de um universo fascinante, o universo dos livros da Estante Mágica.

Cida & Marcos

Haviam ali tantos talentos veraneando naquele pátio da Escola Rivadalva, que fizeram daquela quadra esportiva o palco principal para exposição da perseverança, esperança e sonhos de uma marcante e evolvente tarde de autógrafos. Perseverança dos professores que acreditaram no potencial de cada aluno. Esperança tanto dos pais e mães que apoiaram a ideia de construção igualitária para as crianças que buscam por um mundo melhor, construído através da educação.

Ali, a diretora escolar, Maria Lúcia Pereira da Silva, as vice-diretoras, Maria Zulmira de Lima e Tâmara Leite Bezerra Costa, junto com os coordenadores pedagógicos, João Paulo Tavares, Edineide Feitosa, Maria Aparecida Ribeiro Alves de Oliveira, além dos digníssimos representantes da Secretária de Municipal de Educação, Elza Brito: Alessandra Teixeira, Riccely Freitas, Lúcia de Fátima e o professor Denílson Souza.

Marcos & Denilson

O poeta Marcos Antônio Lima Membro Correspondente da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso), representou a ASLA (Academia Santabrigidense de Letras & Artes) e foi representante do Presidente da ALPA: Prof. Antônio Galdino. Esses foram os cidadãos e cidadãs privilegiados (as) que além de comporem a Mesa Diretora, foram fomentadores e testemunhas literárias do surgimento de novos e talentosos escritores mirins, motivo de orgulho para seus professores, pais e familiares.

Tudo isso estava explícito na batida de cada coração, no universo de cada olhar. A emoção refletida em cada face ali presente, mais pareciam farol de estrelas, tamanho era o elevado teor de satisfação refletida em espelhos d’água. Já dizia o grande escritor brasileiro, Monteiro Lobato: “Um País é feito de homens e de livros. Humildemente peço licença para modifica-la e acrescentar algumas palavras: “Um pais é feito de homens, mulheres, jovens e crianças que escrevem LIVROS!

Marcos Antônio Lima

Marcos Antônio Lima
Enviado por Marcos Antônio Lima em 26/03/2023
Reeditado em 26/03/2023
Código do texto: T7749159
Classificação de conteúdo: seguro