MERRY CHRISTMAS, MR. BOB DYLAN

Um dos maiores ícones do rock secular mundial lança álbum só com músicas natalinas

Se é que existe ecletismo em relação à religião, o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan – uma das grandes lendas do rock in roll – parece se enquadrar perfeitamente nesse grupo. Nascido numa pequena cidade do estado de Minnesota em 1941, a princípio a origem judia não influenciou sua formação religiosa. Somente aos 60 anos, ao ser convidado para tocar no Congresso Eucarístico Mundial em Bolonha (Itália), é que ele afirmou a fé judaica. Na ocasião, sua voz roufenha entoou Knockin on Heaven´s Door – ou, batendo à porta do céu – para os ouvidos aguçados de João Paulo II. Contudo, o compositor de clássicos como Blowin in the Wind e Mr.Tambourine Man também já usou seu talento para compor canções gospel – há cerca de seis anos, um grupo de celebridades evangélicas se reuniu para gravar o álbum Gotta Serve Somebody – The Gospel Songs of Bob Dylan. Mais alguns anos e, talvez agora, aquele enigma que ainda paira sobre sua vida religiosa comece a ser desvendado com o lançamento de Christmas in the Heart, álbum composto somente por canções natalinas e cujo lucro será revertido para a Feeding America – importante instituição beneficente norte-americana. "É uma tragédia que mais de 35 milhões de pessoas nos Estados Unidos – entre as quais 12 milhões são crianças – , se deitem muitas vezes com fome e acordem na manhã seguinte sem saber de onde virá a próxima refeição", afirma o cantor em seu site oficial. E ele próprio já está fazendo uma espécie de lobby para que a mesma ação social também seja realizada em outras partes do mundo, com o apoio de entidades locais e das próprias gravadoras.

Christmas in the Heart é o 47º álbum da carreira de Dylan – o segundo neste ano – e traz velhos clássicos de Natal como Winter Wonderland, Little Drummer Boy, Here Comes Santa Claus, Must be Santa e Christmas in The Heart. Quem não parece muito satisfeita com a nova empreitada do astro é a comunidade judaica, tanto que o site Israel National News chegou a publicar uma nota lamentando o lançamento do disco.

Independente de religião, a expectativa da gravadora Columbia Records e do famoso roqueiro de 68 anos – que nem pensa em se aposentar tão cedo – é que quase 1,5 milhões de famílias sejam alimentadas somente nos Estados Unidos. Diante de uma causa tão nobre e números pra lá de expressivos, não há motivos que justifiquem a ciumeira.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 138

* caso queira adquirir a revista, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 03/11/2009
Reeditado em 14/05/2010
Código do texto: T1902358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.