SÍNCOPE, O DUPLO DESENHO BANTO

Tania Maria Lopes Cansado, conclui que “rítmica Brasileira é a única que apresenta repetidas seqüências da “síncope característica”7, (terminologia usada pela pesquisadora referindo-se ao ritmo sincopado composto por semicolcheia/ colcheia/ semicolcheia) como fator comum. Este duplo desenho rítmico da síncope só foi encontrado na time-line Angolana, quando transformado em notação musical tradicional”8. (notação musical é a escrita da música em notas numa partitura).

Apesar da maior influência dos povos yorubás nos terreiros brasileiros, em termos de ritmos, esses povos influenciaram mais os norte-americanos e os cubanos, “o desenvolvimento da “síncope característica” na música popular de Cuba (Contradanças e Habaneras) e dos Estados Unidos (Ragtime) foi originado da música rítmica das tribos Yorubas e Dahomeans, negros remanescentes da Costa Oeste da África” (SILVA). Porém, “no Brasil, em especial nas colônias do Rio de Janeiro, o mesmo ritmo foi originado da música das tribos Bantus da região de Angola/Zaire, remanescentes da África Central” (SILVA).

Na virada do século XX, em conseqüência da abolição da escravatura e da decadência da cultura do café no Vale do Paraíba, ocorreu um deslocamento expressivo de negros Bantos daquelas fazendas para a cidade do Rio de Janeiro, em busca de trabalho para sobreviver. Destituídos de qualquer espécie de bens [...] chegavam por terra, pela estrada e ferro, e se localizavam nos subúrbios, tendo como núcleo as estações de Madureira e Santa Clara. (SILVA, 2003, p.15).

O que pode ser na verdade a explicação para o nascimento do “samba urbano” carioca utilizando-se da síncope nos moldes das tribos Bantus nos terreiros do Rio de Janeiro.

Os yorubás oriundos da Bahia chegaram primeiro ao Rio de Janeiro, por volta de 1870, estabelecendo-se principalmente na região portuária já que geralmente chegavam em navios. Essa etnia fundou os primeiros ranchos, mas também exerceu grande influência na formatação do samba, é nesse grupo étnico que também vai surgir o primeiro samba de sucesso gravado no Brasil