O TOLO E O PSEUDO-REI
O TOLO E O PSEUDO-REI
HERIBALDO DE ASSIS *
O livro “ O Réu e o Rei” bem que poderia ser intitulado de O Tolo e o Pseudo-rei – pois esse é mais um livro do “biografo” de Roberto Carlos que tentou, através de Biografias não-autorizadas, construir altares para Roberto Carlos .
Em uma recente entrevista inclusive foi patética a declaração do tal “biografo” que disse que Roberto Carlos teve uma das carreiras mais díficeis da MPB – Oh! Claro que sim: Roberto Carlos não foi perseguido pela Ditadura e nem teve que exilar-se do Brasil, foi protegido pela nefasta Globo e, ainda por cima. Roberto Carlos plagiou compositores como Sebastião Braga e foi condenado a pagar 1 milhão de reais ao mesmo (e dizem que até agora Roberto Carlos não obedeceu às ordens da Justiça).
Portanto, dizer que Roberto Carlos , que covardemente nunca fez músicas de Protesto contra a Ditadura, teve “ uma das carreiras mais díficeis da MPB” é uma grande piada de quem não conhece a História de compositores como Geraldo Vandré (esse sim que teve uma carreira difícil pois enfrentou com coragem a Ditadura Militar enquanto Roberto Carlos comia caviar e desfilava arriscando velozmente a vida em automóveis...).
Gostaria de saber se o tal “biografo” de Roberto Carlos ( que chegou a chorar por causa da arbitrariedade do seu santo ídolo) relatou na “Biografia não-autorizada” os casos na Justiça no quais Roberto Carlos é acusado de plágio ?
Pois essa é uma grande questão que nenhum “jornalista” no Brasil teve a coragem de perguntar : afinal quantas músicas atribuídas a Roberto Carlos são realmente dele?
Sim porque quem plagiou uma, duas, três músicas pode plagiar cem músicas ou até mil músicas.
Além da questão das acusações de plágio existe a questão de algo que estava em voga nos anos 60 e 70 – era muito comum, nessas épocas, compositores esfomeados venderem suas músicas por qualquer quantia (não havia a noção de Direitos Autorais) : nesse caso o cantor comprava a música do compositor desconhecido e esfomeado e registrava a música como sendo do próprio cantor.
Gostaria de saber quando vai haver um jornalista realmente de coragem neste país para perguntar a Roberto Carlos as seguinte perguntas: 1) Roberto Carlos , quantas músicas você plagiou e quantas músicas que você assina são realmente tuas? 2) Roberto Carlos, quando você vai pagar ao compositor Sebastião pela música que você plagiou dele? 3) Existem outras acusações de plágio na Justiça contra você Roberto Carlos: que acha disso?
Certamente, essas minhas perguntas iriam deixar o pseudo-rei nu...
Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário ,Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com