DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LA, SI... MÚSICA

A música está presente nas vidas de todos nós. É algo transcendental. Tudo tem som, tudo é música.

Há musicas para todos os momentos: Para dançar, meditar, namorar, orar, malhar. Às vezes, queremos ouvir uma música suave, outras vezes, preferimos uma canção instrumental ou romântica, e em outras épocas optamos por algo mais acelerado.

Através de uma música conta-se uma história de vida ou a própria vida. As notas musicais se unem e formam melodias e acordes, e um texto associado a esta construção harmônica nos fala de tópicos diversos.

Podemos dividir as músicas em duas partes: A Instrumental, representando a parte tocada por um ou vários instrumentos, e a cantada, aquela que se dá através da interpretação da poesia, expressando ideias, sentimentos, louvando, acalentando, realizando críticas ou chamando a atenção para algo. É óbvio que pode existir uma música sem letra e uma letra sem melodia, e nem sempre uma precisa da outra, mas o encontro dessas duas vertentes, fazendo rimas e criando imagens e cenas, marcam época e dão o tema e o tom às nossas vidas, construindo a trilha sonora de nossas histórias. A música pode promover a superação, a coragem, o perdão e nos fazer dar a volta por cima, mas pode causar mal estar e induzir a práticas ignóbeis. Devido a isso, precisamos ser seletivos também com as canções que ouvimos.

Particularmente, gosto de todos os estilos de música: Sertanejo, Valsa, Bolero, Internacional, Romântica, Balada, Clássica, Instrumental, Orquestrada, Rock, Funk, Reggae, e gosto de músicas que nem sei definir o gênero ao qual pertencem, mas se me faz sentir bem é o que importa. Não posso dizer que gosto de todas as músicas de todos os estilos.

Também com relação às músicas, ocorrem preconceitos e discriminação. Dizem por aí que Funk é música de favela, Sertaneja é música de caipira, Romântica é música para quem estar com dor de cotovelo ou quem é brega.

Música é simplesmente um estado de espírito, um jeito de ser, devendo ser respeitada, não importa de onde venha, não importa o gênero. O ideal é, através dela, levarmos uma mensagem de reflexão, crítica construtiva ou falar de amor; não apenas do amor de um homem e uma mulher, mas do amor universal, cabível em qualquer relacionamento. As canções que não seguem esse parâmetro e colocam a mulher ou o homem como um objeto, como seres descartáveis, desprovidos de sensibilidade ou que banalizam os palavrões; as que realçam e incentivam a obscenidade e fazem apologia ao uso de entorpecentes, incentivando a violência, devem ser evitadas em nosso meio. E quando falamos desses tipos de músicas, nos referimos à todos os gêneros. Até mesmo na chamada Música Clássica e Erudita têm-se composições de vibrações pesadas

A música são nossos sentimentos cantados ou uma história contada e cantada em poucas palavras; ou tocadas em notas diversas. O compositor transporta-se para o mundo de alguém ou seu próprio mundo e escreve. O cantor se torna o porta voz do compositor, e ambos falam, tocam e transformam sentimentos em textos e melodias.

Tocar e cantar com habilidade consiste em prática constante. Um profissional de qualquer área não nasce pronto. Bruce Lee, citou uma vez que "um praticante de Artes-Marciais não se aperfeiçoa para lutar, mas luta para se aperfeiçoar". E assim somos nós, em qualquer carreira ou profissão que venhamos a escolher. Por mais difícil que seja, por mais obstáculos que surjam, é indispensável persistir e seguir. Através do estudo, da análise dos erros e acertos, do aprimoramento da técnica, do treino, da força da vontade, da paciência e do amor pelo que fazemos, conseguiremos nos aperfeiçoar e evoluiremos, sempre.

O jogador Cafu é o jogador que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, até hoje. Ao fazer aqueles testes para ingressar em times profissionais, testes esses chamados de “peneiras”, Cafu foi rejeitado por onze delas. No final da Copa do Mundo de Futebol de 2002, ano em que o Brasil conquistou o título de Pentacampeão Mundial, perguntaram ao técnico Wanderlei Luxemburgo como ele definiria o Cafu por estar jogando tão bem até aquela época, apesar da idade, pois ele já estava com mais de 30 anos e mostrou muito vigor físico e habilidade em todos os jogos. Luxemburgo resumiu numa palavra: Tenacidade!

Ser tenaz é acreditar no sonho e fazer desse sonho um estímulo de vida. É não se intimidar com os “nãos”. É acreditar naquilo que se quer.

Quando Reginald Kenneth Dwight, mais conhecido por Elton John, apresentou seu trabalho a uma gravadora, eles recusaram e disseram que ele não tinha boa voz.

Agenor de Miranda Araújo, o Cazuza, ao apresentar ao dono de uma gravadora uma música com sua voz, este lhe falou:

__Quem é que vai querer ouvir uma pessoa que canta com a voz presa?

Vejam vocês. Imaginem se eles tivessem desistido. Quantos artistas teriam deixado de nos mostrar suas artes. O futebol e a música não seriam os mesmos sem a presença deles.

Imagine se dissermos aos nossos filhos, ou outras pessoas que gostam de música ou qualquer outra arte, que eles não levam o menor jeito para o que querem fazer e que isso é besteira; Justo eles que sonham com tudo aquilo. Isso magoa, causa traumas e bloqueios. Obviamente, não devemos ficar insistindo e enganando com falsos elogios, bajulando, mentindo ao percebermos que alguém não demonstra muita habilidade, mas todos podem aprimorar-se, e se acaso aquilo não for o que a pessoa quer de fato, ou não seja o ponto no qual deva operar, deixe que ela descubra por si. Quando colocamos o sonho de alguém como irrealizável, estamos dando nossa de contribuição para o retardamento do brilho da luz e da esperança.

Com nossa voz podemos magoar sentimentos. Precisamos de precaução com o que vamos dizer, cantar, principalmente em relação às crianças, pois elas podem não estar preparadas para ouvir certas coisas.

E mesmo quando são ofendidas, as crianças, com a peculiar sinceridade que possuem, a alegria de viver e de não guardar rancores, têm muito a nos ensinar, pois voltam a sorrir rapidamente após certos acontecimentos frustrantes. Observemo-las. Não só as crianças, mas qualquer pessoa pode não estar preparada para ouvir o que vamos dizer. Nós nunca devemos falar o que pensarmos, mas pensarmos no que, o que e quando vamos falar ou cantar.

Escute a voz do coração

Nunca perca a esperança, não desista de lutar,

Quando tudo ficar triste, está perto de mudar.

Olhe para sua volta, as obras do Criador...

Tudo é vida em abundância; é repleto de amor.

Que brilhe um novo dia, numa linda poesia

E que a paz domine nossas emoções.

Escute a voz do coração, fique em silêncio por segundos,

O amor vence a razão;

O pôr do sol é recomeço, é de manhã em outra nação,

Cante com seu coração.

Sim, hei de vencer, eu quero a tristeza bem longe de mim.

Sim, vou enfrentar, eu sei que é difícil, mas sei que não posso mais parar...

Toda dor que você sente, com certeza vai passar,

Todo mal que te visita é remédio a te curar.

Certa vez um Grande Rei, explicando me falou:

Que para a vida renascer precisamos de amor.

E aquele sorriso leva alguém ao paraíso,

E um abraço de ternura e afeição faz o milagre acontecer,

E as vibrações de paz e luz descem do céu e faz nascer,

E a tempestade é chuva fraca de uma tarde de verão,

Solte a voz do coração.

************************

Que Deus abençoe todas as vozes, compositores, arranjadores, produtores, operadores de áudio, DJs, roadies, técnicos de som, gravadoras e instrumentistas que cantam, tocam, louvam e elevam o mundo em que vivemos, com a elevada intenção de, através das notas musicais e de nosso alfabeto, despertar consciências, alimentar a esperança e clarear nossas estradas.

Que sejam abençoados todos aqueles que cantam, tocam, louvam e amam o Senhor e seus filhos amados.