SALA DE VIOLEIROS VICENTE MACHADO EM BH

Ontem encerramos para 2014 com reinício para 2015, já no dia 03, as violadas lá na Sala Vicente Machado que fica no Mercado Novo, no quarteirão das ruas Tupis, Rio Grande do Sul. Goitacases com Av. Olegário Maciel. O endereço interno é no 3º pavimento onde funciona ainda o Mercado das Borboletas e a Sala existe por uma parceria que todos os violeiros fizeram com o Administrador do Mercado Gabriel e o curador do Mercado das borboletas o Tarcísio que tem esbarrado na burocracia da Prefeitura de Belo Horizonte para transformar o lugar em um importante centro cultural.

O nosso maior apoio em termos de divulgação vem do Múcio Bolivar que todos os dias mantem a sala midiática através do importante programa da Rádio Inconfidência o Trem Caipira que vai ao ar todos os dias de 04 as 07 da manhã nas faixas AM 880 e FM 100,9 a partir da capital mineira e pelo Brasil afora.

O Múcio Bolivar que inegavelmente é uma figura amiga da sala desde sua fundação há cerca de 15 anos (quando ainda vivo o próprio Vicente Machado que faleceu em 2006 a mantinha no primeiro pavimento junto com uma barbearia), vem em visitas frequente e reconhece ali grande parte do seu público ouvinte naquele programa que mostra a cara do Brasil rural a mais de 20 anos.

Agradecemos aos aos amigos que em administrações anteriores, deram sua importante contribuição e saíram pelas mais diversas razões, Arleno, Canhoto Tenente Costa, Everaldo e muitos outros que fizeram dela uma historia que teve o reconhecimento da Câmara Municipal de Belo Horizonte onde há um quadro nela postado com a data e com isso mantiveram a sala em evidencia para que ela chegasse aos dias atuais com a mesma razão de ser que é permitir que pessoas comuns e visitantes cantem com os violeiros independente de ser ou não violeiro ou músico profissional já que o que conta e a alegria das violadas.

As vantagens de se visitar a sala consiste no fato de ter um período longo e flexível de 10 as 15 horas podendo se chegar a qualquer momento dentro desse horário e ficar mais ou menos tempo conforme o gosto do visitante, sábado dia 27 que foi como eu disse a última violada de 2014 chegou uma dupla às 16 horas e como haviam uma outra que chegou as 15 o tempo foi esticado e o repique ficou até as 17 e trinta mais ou menos. O volume de artistas embora variável dificilmente é inferior a 10 violeiros com rotatividade. Ontem, (27/12) por exemplo tivemos os violeiros: Onofre, Divino, Valdan, joão Cláudio, Zé Pretinho e seu filho de 15 anos que já toca viola, Eduardo, Claudionor, Malaquias, Davi Silva, e outros três que eu não soube o nome. e outros dias sempre temos zé do Porto, Corumbá , Cascavel, Ray da viola, Jarbas violeiro, José da Silva Curvelano, Zico viola e Jorge Silva, Carlão, carreteiro e diversos violeiros cujo nome não me ocorre agora e alguns sanfoneiros. Neste sábado a sala foi aberta às 10 e fechada às 17:45 mais ou menos.

Não se pode receber informações exatas dos porteiros e manobristas sobre o funcionamento porque são muitos endereços e eles podem não estar informados. Uma vez em loco dirijam -se diretamente ao 3º pavimento já que é um local público ou então, o ideal seria ligar no telefone 30 47 01 87 falar com o Geraldo (Que está à frente da administração) e que no sábado está no Mercado até as 13 horas. para meu celular 91132525tim ou mesmo ouvir pela Rádio Inconfidência, Programa Trem Caipira às sextas já que o amigo Múcio Bolivar sempre passa a informação sobre o seu funcionamento. Por exemplo sábado dia 03 de janeiros estaremos todos lá iniciando mais um ano. Desejamos a todos boas festas e feliz 2015.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 28/12/2014
Reeditado em 28/12/2014
Código do texto: T5083489
Classificação de conteúdo: seguro