El día que me quieras...

Faz hoje 80 anos que la suerte que es grela levou para sempre Carlos Gardel desta vida para a história. Um terrível acidente de avião, em Medellín, na Colômbia. Não tinha chegado aos 50 anos o ícone argentino do tango, na época e por muito tempo ainda, mais popular do que Maradona e Messi juntos. Os amantes do futebol, principalmente los porteños de hoje em dia podem contestar essa assertiva. Mas quem sou eu para discutir com los hermanos...?

A verdade é que a memória do maior intérprete do tango continua viva e alimentada pelos que cultuam a arte, a cultura, a magia. E tanto na Colômbia como na Argentina vai haver significativa celebração - que rivaliza com o nosso hodierno São João.

Gardel gravou mais de 900 canções e um cd comemorativo dos 80 anos de sua partida com certeza dividirá opiniões. Eu, que gosto do tango desde que o conheci, lá pelos anos 60, tinha vontade até de dar palpite nessa escolha. Mas sei que vou acertar, como você amante do tango, em pelo menos algo mais que a metade dos 13 títulos que vão compor essa edição.

Gardel nunca se casou, ou teve, reportadamente, casos de efêmeras uniões como um tal de Mick, outro monstro da música, que vivia cantando sua I can't get no satisfaction...E, para picar, os uruguaios, que também reivindicam ser seu país a terra natal do Zorzal Criollo, costumam dizer que o maior ídolo do tango é outro, e de fato também impecável intérprete, Julio Sosa, a quem apodam de El Varón del Tango...

Mas nada disso tudo tem a ver com a potência interpretativa e carismática de Gardel. E não foi sem razão que, pasmem, os finlandeses lá daqueles frígidos setentriões elegeram o tango como sua música nacional. Puede?

A sorte, pra nós também, é que gosta do samba, aquela gente do extremo norte...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/06/2015
Código do texto: T5288127
Classificação de conteúdo: seguro