Brasil: A nossa música popular.

Dedico essa série de artigos aos que como eu amam a “Música”. Falarei sobre a origem dessa nobre arte em nossa Terra Brasilis, o campo é muito vasto e rico. Futuramente falarei também de Literatura que é outra arte de minha preferência. Convido a todos a me acompanharem nessa fascinante aventura dos sons e das palavras. Será algo homeopático, estarei expondo como que em conta gotas, fatos históricos, comentários e opiniões minhas sobre essas duas belas áreas da arte. Para isso devo conduzi-los ao início do século XX mas não se espantem, serei leve. Vamos a algumas definições:

Música: é arte de expressar os diversos sentimentos da alma; é a combinação harmoniosa e expressiva de sons, é a arte dos sons combinados de acordo com as variações de altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética.

Música erudita: é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente, e segue cânones pré-estabelecidos no decorrer da história musical.

Música folclórica: segundo a etimologia do termo adotada no século XIX, era a música feita pela sabedoria popular. A denominão indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana.

Música popular: é qualquer gênero musical do público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música folclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações. Como o nome mesmo já diz, é a música do POVO.

Música pop: é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionada a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas e simples com o uso de inovações tecnológicas para produzir novas formas de composição em temas atuais.

Por outros estudos e observações que fiz, e diante dessas definições, vejo que a arte dos sons a princípio é expressa pela alma do povo e isso independe do seu intelecto ou formação. É algo que está desde os primórdios da humanidade enraizada em sua sensibilidade, a história nos mostra muito bem.

Não pretendo tratar da música na história da humanidade, o meu propósito é falar da música brasileira, sua origem e sua evolução. Segundo os livros de história, desde a época do descobrimento, por aqui se juntaram a princípio quatro povos distintos, cada um a expressar seu sentimento por meio de sua língua, sua música e suas danças. Dois povos eram tribais, e os outros dois tidos por civilizados, sendo os primeiros o povo índio e o povo africano e os segundos os portugueses e os espanhóis.

Continua no próximo artigo.