O CAIPIRA ANTIGO JÁ ERA

Uma cultura se contrapõe a outra mas nenhuma deve usar seu nome para apresentar sua arte que é totalmente desfigurada. Pode até ser boa . mas é outra coisa. O excelente texto abaixo da Sandra Cristina Peripato retrata isso para não deixar dúvidas.

"Infelizmente de 2000 pra cá, inúmeros artistas que representam a música sertaneja raiz nos deixaram, e muito poucos artistas defendendo a nossa tradição surgiu desde então.

Entre os poucos que surgiram neste novo milênio, destacamos Sônia e Thiago, Thiago Raja, Lucas Reis e Thácio, Otávio Augusto e Gabriel, Bruna Viola, Taís Picinini, Fernando e Osmair, Marcos Violeiro e Cleiton Torres, entre outros.

O mercado foi invadido por um novo estilo musical, que recebeu o nome de "sertanejo universitário", que na verdade de sertanejo não tem nada. Na minha opinião isso não passa de um Músicas que denigrem a imagem da mulher.

Sertanejo não é nada disso. O verdadeiro sertanejo é aquele que defende as nossas raízes, que representa o homem do campo.

Antigamente se mostrava as coisas bonitas da roça pro povo da cidade, porém hoje se mostra a pouca vergonha da cidade para o povo da roça.

Acho que todos tem o direito de sobreviverem e há espaço pra todos, mas o que não aceito é que usem o nome do "sertanejo" de maneira indevida, como é o caso desses "falsos sertanejos". Pois que dêem outro nome pra esse estilo musical, e não de sertanejo.

Vamos respeitar a memória daqueles que tanto batalharam pra abrir esse espaço, que enfrentaram a dura vida e os preconceitos da época. Com toda essa facilidade e tecnologia que tem nos dias de hoje, deveria se fazer um uso melhor das oportunidades.

O espaço na mídia está cada vez mais escasso, mas por outro lado com o avanço da tecnologia, através da internet se abriu um novo espaço, através das web rádios e sites que contam a história da verdadeira música raiz. E são essas web rádio e sites que ainda salvam a nossa tradição.

Entre as web rádios destacamos a Ser Tão Brasil, Web Music, Viola de Ouro, Viola Viva, entre outras. E entre os sites que defendem a música caipira, destacamos o Recanto Caipira, Clube do Caipirão e o Ricardinho Boa Música."

Sandra Cristina Peripato
Enviado por Pacomolina em 31/07/2018
Reeditado em 07/04/2022
Código do texto: T6405276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.