Minha opinião sobre a comparação Legião Urbana x Catedral

Acredito que infelizmente isso nunca deixará de ser uma polemica. Mas acredito ser muito injusto com a Catedral essa comparação. Vamos aos fatos: A Legião começou em 1985. Catedral em 1988. Apenas três anos separam uma banda da outra. Em 1988 a Legião era uma grande banda, mas não era a lenda que é hoje. Se hoje surgir uma banda em que o vocalista e a sonoridade sejam parecidas com a Legião é óbvio que é uma banda que pegou a Legião como referencia. Mas em 1988 não havia nenhum motivo para a Catedral se espelhar tanto assim na Legião. No contexto da época a Legião ainda não era um mito. A comparação entre Legião e Catedral se torna injusta também por um motivo: são bandas opostas! Até acho que o Catedral decidiu ser o oposto da Legião. Vou dar um exemplo. Faroste Caboclo x Pedro Zé um nordestino! Muita gente diz que Pedro Zé é uma cópia de Faroeste Caboclo. Quem diz isso não ouviu as letras com atenção. Faroeste - Tragédia. Pedro Zé - Esperança. São musicas opostas. Como várias outras da Catedral em relação a Legião. Que a Catedral curtia Legião e respeitava o trabalho e até se espelhava é obvio. Mas não do jeito que as pessoas dizem. Então pq eles cantavam parecido? Sim, parecido, não igual. Porque quem tem um bom ouvido, ouve as diferenças. Na minha opinião pra essa semelhança existe um culpado: Elvis Presley!

Tanto o Renato Russo, quanto o Kim eram fãs assumidos do Rei do Rock. Acredito que hoje entre Kim solo e Catedral, o Kim seja talvez o artista brasileiro que mais regravou musicas do Elvis.

O Renato Russo era gênio. Kim um grande compositor. Renato Russo, dor e trevas, com raros momentos de esperança. Kim, luz, esperança e fé. Embora sempre tenha sido um critico da Igreja. Comecei a escutar Legião com doze anos. Catedral, bem mais tarde em 1994. Minha adolescência foi regada a Legião, com musicas que fazem parte da minha história. Mas a Catedral não tem a genialidade de Russo, mas comparando os músicos é covardia. Os músicos da Catedral em seus instrumentos individuais são virtuoses. Júlio César é um monstro do baixo, o falecido César Motta destruía na Guitarra. Dado Villa Lobos e Renato Rocha davam pro gasto. Bonfá e Guilherme se equivalem. Agora uma coisa só poucas bandas no mundo tem: Os fãs cantam as musicas das bandas, da primeira a última sem errar uma letra. Isso é para muito poucos artistas. E não há como negar: Quando a Catedral toca uma música da Legião em um show seu, o faz com muita propriedade. Kim não a canta melhor que Renato, mas canta muito bem. Agora o instrumental é muito melhor. Infelizmente o RR nos deixou cedo. Mas Kim e Júlio César logo vem aí com novidades.