Preparação é tudo quando se trata de ter aprovação em concursos públicos

Para se ter sucesso em concursos públicos, primeiramente, deve-se ter em mente que você é capaz de lograr êxito. Veja-se como um grande campeão, pois você é merecedor de conquistar com grande mérito a sua tão desejada aprovação. Para que esta situação ocorra de fato, é necessário que você mentalize e visualize sua vitória como algo imprescindível para trilhar a vida de concurseiro. Vale mencionar que estar na condição de estudante é ser perseverante, é ser um guerreiro e, acima de tudo, ser resiliente.

Nesta fase de vida de preparação, vale destacar que ter metas e objetivos é essencial para programar sua mente e seu corpo para enfrentar um plano de estudo mais sistemático e complexo, pois você nesta jornada está exposto a tantos obstáculos e desafios, e assim você deve encarar e vencer as adversidades que encontrar em seu caminho com coragem, determinação e muita garra como forma de não cair nas tentações do negativismo e da inércia.

Antes de encarar vários concursos, é necessário refletir quais os reais motivos e benefícios que determinado cargo pode proporcionar em sua trajetória pessoal e profissional, as atribuições do cargo estão atendendo ao seu estilo de vida e à sua personalidade, a remuneração prometida está condizente com suas necessidades e desejos, você domina o conteúdo programático, a jornada de trabalho satisfaz suas exigências, dentre outras situações.

Uma preocupação que o concurseiro deve ter em mente é saber quais as reais condições de sua aprendizagem, qual momento será mais eficiente e mais eficaz nesta empreitada. Deve-se deixar de lado, as preocupações com seus concorrentes, medos, ansiedades, problemas financeiros e amorosos, etc.

Além disso, o candidato à aprovação não deve esquecer de estudar minunciosamente o edital do certame, a filosofia de elaboração das questões da banca examinadora, estudar e revisar todos os conteúdos exigidos, resolver e refletir sobre a resolução de muitas e variadas questões, avaliar e conduzir de maneira satisfatória o rendimento das horas estudadas, sempre reservando intervalos intercalados para armazenar os conhecimentos adquiridos, ou seja, saber o melhor momento para estudar e quando é a melhor ocasião para dar pausas para recarregar as energias consumidas, dentre outros aspectos relevantes à otimização da aprendizagem.

Com base nestas colocações, adquira CDs, DVDs, revistas e livros especializados que tratam sobre os conteúdos que você deve estudar, acesse sites para adquirir um excelente material de estudo, procure um local de estudo apropriado, defina seus horários de estudo, organize todos seus materiais antes de estudar para que não faça pausas desnecessárias, beba água constantemente para oxigenar seu cérebro e fluir sua aprendizagem, coma frutas e alimentos energéticos nos intervalos dos estudos, tenha uma boa qualidade de sono, ingresse em um curso preparatório para concursos públicos, planeje seu calendário e distribua as disciplinas de acordo com o peso da prova, estude a teoria focando em exercícios, avalie seu desempenho através da resolução de muitas questões, faça resumos, esquemas e mapas mentais para fixar seus conhecimentos e não esqueça que em sua preparação cada minuto faz a diferença para seu aprendizado.

Tenha uma certeza que você terá sucesso em sua jornada, para que isso se torne realidade é imprescindível que você tenha em mãos: determinação, esforço, dedicação e esperança que seu momento de triunfo está chegando, pois sua vitória está em seus planos, tenha fé e acredite, está a caminho, em busca de sua autorrealização, a qualquer momento, a cada aprendizagem, a cada obstáculo e a cada desafio. Nesta caminhada você terá que enfrentar seu maior concorrente, que é exatamente você, pois terá que enfrentar suas deficiências, carências, frustações e limitações como forma de se superar a cada instante novas oportunidades para se tornar um grande campeão.

* Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 16/02/2015
Reeditado em 15/11/2023
Código do texto: T5139310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.