É possível conquistar a felicidade plena em tempos de crises?

Felicidade, palavra que denota um grande desejo de ser feliz e que traz consigo muitas aspirações ao longo da nossa existência. Como tal é necessária e almejada por todos como forma de se sentir pleno e realizado. Todos nós buscamos a felicidade, fazemos de tudo para alcançá-la a todo custo. Em contrapartida, sabemos que não existe fórmula mágica para obtê-la, mas a todos os instantes tentamos conquistá-la a todo preço.

Buscar ser feliz tornou-se uma necessidade e, ao mesmo tempo, um desejo do ser humano desde o início da humanidade. Buscamos felicidade no amor, no trabalho, nas relações familiares e sociais. A realização e a felicidade plena do indivíduo são cada vez mais uma meta grandiosa a ser conquistada.

Para tal finalidade, é necessário saber realmente quais seus verdadeiros propósitos, objetivos, sonhos, metas e missão de vida e cabe ressaltar que ter conhecimentos desses elementos é que você poderá transformar sua vida para melhor, dando um sentido e significado de empoderamento da sua vida para ser feliz.

Nesse sentido, conquistar a felicidade é algo que almejamos constantemente, mas que por conta do cansaço da rotina dos nossos afazeres e do estresse diário acabamos nos distanciando da nossa meta principal que é ser feliz, isso porque muitas vezes estamos exercendo tantos papeis e funções em nossa vida que perdemos a motivação e o foco preciso deste tão precioso objetivo.

Vale lembrar que muitas conquistas materiais nos proporcionam felicidade, isso é que mais vemos em nosso cotidiano, pois a relação da felicidade ficou muito impregnada com a questão do “ter” bens materiais como uma forma de simbolizar que estamos felizes. Cabe mencionar que essa felicidade é passageira, pois o “ter” é algo externo ao indivíduo e com o tempo aquele bem cai na rotina e o mesmo se acostuma com tal aquisição que acaba perdendo o significado e a importância, pois o ser humano muda de necessidades e desejos constantemente.

Sendo assim, devemos dar maior importância ao termo “ser” do que o “ter”, pois a felicidade mais genuína a ser conquistada é ser cada vez mais uma pessoa mais lapidada, que diz respeito à personalidade. Ou seja, que é ser uma pessoa mais generosa, educada, assertiva, flexível, versátil, inteligente, carismática, competente,.....enfim, ser uma pessoa com características mais aprimoradas por excelência, como forma de adquirir a alta performance para ser mais feliz. Como percebemos o “ser” está intimamente ligado ao nosso “eu interior”, à nossa essência ou à nossa subjetividade.

Atualmente, o ser humano deve conquistar, construir e lapidar sua própria inteligência emocional como forma de adquirir uma felicidade plena, pois é verdadeiramente umas das características mais importante e exigida em pleno século XXI. Estamos inseridos numa época em que as palavras de ordem são o autoconhecimento, superação e transformação. Trabalhar estes 3 pilares que são as principais características do autodesenvolvimento e evolução para conquistar a felicidade e o sucesso.

Portanto, devemos saber conhecer, reconhecer e gerir emoções é fundamental para o indivíduo ser feliz e realizado em todas as áreas da sua vida. Não há como contestar, desenvolver a inteligência emocional para alcançar a felicidade é agir com maturidade e consciência. Saber de fato seus pontos fracos e fortes é saber avaliar, conduzir e buscar ressignificar emoções e sentimentos de forma mais assertiva.

Conquistar a felicidade plena é quando o indivíduo é capaz de gerir suas competências socioemocionais com excelência, ou seja, que seja capaz de gerir suas ações, reações e transformações das suas emoções em seu convívio familiar ou social. Sabemos que isso não é de fácil realização, mas é algo possível se o indivíduo buscar aprimorar com maestria cada vez mais suas habilidades e competências subjetivas e viver com propósitos e lutar por sua missão de vida como motivação para ser feliz.

Cabe destacar que somos seres inacabados e que jamais atingiremos a perfeição, então devemos aceitar que a felicidade plena é progressivamente construída, conquistada e alcançada todos os dias das nossas vidas. Com base nisso, teremos muitos momentos felizes, se e somente se, estivermos dispostos a lutar e encarar os desafios e dificuldades como forma de encontrar a felicidade mesmo diante das adversidades. Apesar dos obstáculos existentes, o ser humano conta com sua própria adaptabilidade, resiliência e com a ressignificação das emoções como forma de superar todos os empecilhos.

É válido lembrar que em tempos de crises é que descobrimos nossas fortalezas, nossa essência, é o momento que analisamos todas as variáveis do problema e nosso contexto para agirmos com mais cautela e prudência. Não existe felicidade sem adversidades, pois o nosso mundo e nossa vida são dinâmicos, complexos e multifacetados. Então, é realmente diante dos obstáculos que realmente somos capazes de lidar com as mudanças, de sermos mais versáteis, mais flexíveis, mais assertivos, é neste impasse que nos reinventamos e acabamos sendo resilientes, na qual agimos conforme nossas prioridades e escolhas.

Conquistar a felicidade é algo possível, desde que você esteja disposto a acreditar em si mesmo e ter muita fé em tudo que for realizar, ou seja, devemos ter garra, determinação, ousadia, otimismo, perseverança e muita coragem para lidar com os obstáculos existentes. Portanto, não devemos nos entregar ao negativismo, alienação e à inércia, devemos sim buscar alternativas para sermos mais antifrágeis, prósperos, positivistas e nunca deixarmos de sonhar que dias melhores virão.

Então só assim é possível que você conquiste de fato a felicidade, agindo dessa maneira. Portanto, aprenda, lute, acredite e busque ser feliz mesmo em tempos de crises. Ser feliz é uma questão de escolha, prioridade e persistência, então conheça a si mesmo, vença a si próprio e assim conquistará o mundo. A decisão é sua, então escolha a melhor opção: ser feliz.

Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista-RJ. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Empresarial, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 22/11/2020
Reeditado em 06/05/2022
Código do texto: T7117806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.