O poder do Coaching de alta performance - uma metodologia de autorrealização em plenitude

Falar de coaching é tocar em um assunto que leva em consideração o desenvolvimento de competências, habilidades e resultados de excelência. Sendo assim, é uma área de estudo e atuação que busca o autoconhecimento e alta performance. Cabe mencionar que o universo coaching é: "uma metodologia, um processo de autoconhecimento para potencializar as habilidades de um indivíduo, grupo ou empresa que buscam resultados positivos no seu desempenho ou na performance tanto pessoal como profissional (SANTOS, 2016)".

Vale lembrar que, segundo a mesma autora, o Coaching envolve os seguintes aspectos, que são as habilidades e competências que todo coach deve ter em seu arsenal de atuação:

• Saber conduzir o processo de investigação, reflexão e conscientização através de perguntas poderosas;

• Aplicar técnicas, ferramentas e metodologias para a descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades;

• Conduzir o coachee ( cliente ) a ter um aumento da consciência de si mesmo;

• Viabilizar ao coachee o aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida;

• Estabelecer suas sessões com estrutura, foco e propósito;

• Deve fornecer um apoio e dar feedback realista ao seu coachee.

• Criar uma atmosfera de rapport, de confiança, paciência, segurança, ser verdadeiro e autêntico;

• Isentar-se de qualquer tipo de julgamento;

Ainda de acordo com a escritora mencionada, é necessário ter dentro desse contrato, as competências e habilidades a serem trabalhadas, ou seja, as necessidades, desejos, metas, desafios do coachee. “Então tudo será trabalhado a partir de uma perspectiva temporal do tempo presente com visão de prepará-lo dentro de 10 a 12 sessões com foco trabalhar as competências para o tempo futuro mais próximo”.

Ser um coach significa ser um profissional qualificado e altamente competente na arte de desenvolver pessoas a partir do despertar e aperfeiçoar talentos, ajudando a expandir competências e habilidades até então adormecidas do coachee, levando-o de um posicionamento a outro, sustentado por princípios e valores do coaching, respaldado pelo Código de Ética e Conduta exercido pelo órgão internacional que se denomina Internacional Coach Federation (ICF).

Birck, Barboza e Miranda (2018, p. 13) relatam em sua obra “Coaching na Essência” as 11 competências do coach profissional, segundo a ICF, que são:

• Cumprindo as diretrizes éticas e padrões profissionais;

• Estabelecendo acordo de coaching;

• Estabelecendo confiança;

• Presença em coaching;

• Escuta Ativa;

• Questionamento instigante;

• Comunicação direta;

• Criando conscientização;

• Desenvolvendo ações;

• Planejamento e definição de metas;

• Gestão de progresso e responsabilização.

Coaching é um patamar mais elevado na qual se busca a felicidade, a alta performance e a autorrealização plena, ou seja, é uma nova realidade de vida. Cabe mencionar que, de acordo com Santos (2016), significa: "ressignificar memórias e vivências do passado para potencializar novas competências comportamentais com foco na realização pessoal e profissional. O processo de coaching visa o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências que são exigidas pelo mercado de trabalho".

Vale destacar, portanto, que o coaching é uma metodologia de transformação, de autoconhecimento e evolução contínua do coachee. Para o coaching acontecer é feito um contrato com o indivíduo, grupo ou empresa, ou seja, falar em Coaching é falar em processos de transformação, de mudança de uma pessoa, de um grupo, de uma organização.

È valido salientar, portanto, que o universo coaching é muito rico e é tão significativo e poderoso que há grande evolução e amadurecimento tanto para o coachee como para o coach, assim ambos saem ganhando aprendizado, experiências e lições de vida, pois a metodologia viabiliza o autoconhecimento aprofundado, transformação e superação, como também de aceleração de resultados e ver como ela pode transformar a sua vida, é muito gratificante e positivo, como forma de auxiliar a alcançar seus objetivos em um curto espaço de tempo.

Falar em Coaching é falar na possibilidade do Ser Humano usar, numa escala muito maior e amparada pela força da cooperação dos grupos aos quais pertencem, seus recursos pessoais, sua capacidade de criar e produzir com maior qualidade. E isto é, sem dúvida, uma vitória do nosso tempo. Conduzir um processo de Coaching é proporcionar um espaço que facilita ao outro ( coachee) ver além do que ele é hoje, com olhos no que deseja ser e realizar num futuro próximo ou distante.

REFERÊNCIAS

BIRCK, Fernanda et al. Coaching na Essência – as 11 competências do coach profissional. Santa Maria (RS): Ed. Do Autor, 2018.

SANTOS, Lucília. Coaching, uma nova filosofia para viver mais feliz. 2016. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociências/5514466> Acesso: 07/06/2022.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 20/08/2022
Reeditado em 16/10/2022
Código do texto: T7586866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.