Roda da Vida: uma ferramenta de autoconhecimento que potencializa e transforma vidas

Umas das melhores ferramentas para descobrir pontos fortes e fracos de uma pessoa chama-se Roda da Vida. A referida ferramenta é um instrumento riquíssimo de análise e avaliação de performance, relacionamentos e qualidade de vida, que mostra como está o potencial do cliente ( coachee), ou seja, como estou em determinadas áreas da minha vida?. Esse instrumento teve suas origens na década de 60, criado pelo americano Paul J. Meyer. O autor tornou-se famoso por seus trabalhos e publicações na área de motivação.

Cabe pontuar que a estrutura da Roda da Vida pode ser comparada com um gráfico de um radar. O círculo é dividido em partes menores que representam cada área específica e importante da vida do coachee. Vale destacar que o número de áreas varia conforme o modelo utilizado: o círculo pode ser dividido entre oito, dez, doze categorias.

Cada área recebe uma pontuação que varia de 1 a 10 pontos, sendo que no centro fica o número 1 e na borda fica o número 10, levando em consideração que cada uma dessas partes será relacionada a um setor específico da vida do coachee. Nesse sentido, no momento do questionamento sobre determinado quesito sobre sua vida e assim deverá, então, se indagar, refletir e determinar seu nível de satisfação com cada uma dessas áreas solicitadas.

A Roda da Vida oferece para aquele que a utiliza uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção. Para Barboza (2019, p. 131), a Roda da vida é:

uma ferramenta de autoavaliação, simples de aplicar e que pode ser útil em seus processos de coaching. Ela oferece de uma forma simples uma visão geral de diferentes áreas da vida, evidenciando o que vai bem e o que vai mal. A Roda da Vida ajuda a medir o nível de satisfação com cada uma das áreas de sua vida e auxilia na identificação do que está desequilibrado. O desequilíbrio é uma das coisas que geram frustações, insatisfações, medos, inseguranças, angústias, etc.

Como podemos constatar, a Roda da Vida é uma ferramenta visual que tem um papel fundamental na autodescoberta pois a mesma possibilita uma visualização significativa de todas as áreas pertencentes de sua vida, representando de forma simples e clara sua realidade conforme sua satisfação ou realização. De acordo com Silva (2019, p.40), ao falar sobre a importância da Roda da Vida, comenta que:

cada indivíduo possui uma visão de mundo e uma forma de direcionar sua vida. Esta ferramenta possibilita uma visão geral, permitindo a detecção de aspectos mais relevantes e a necessidade ou não de alterações e adequações, direcionando também planos de ação e redefinições de prioridades.

Vale lembrar que a aplicação deste instrumento autoavaliativo deve ser totalmente isenta de todo e qualquer julgamento negativo tanto por parte do coach como do coachee, o que requer uma sabedoria, sensatez e visão otimista quanto às nuances da vida.

Como funciona a Roda da vida?

Adquira uma Roda da Vida na internet, e a cada área se pergunte, avalie e reflita como estou neste quesito e atribua uma nota conforme sua satisfação com determinada área e pinte. Vale mencionar que a cada área pintada, possibilitará uma visualização gráfica de forma detalhada e organizada de sua própria vida, sendo que área menos favorecida (menor pontuação) é sinal que é necessário um foco mais preciso e uma maior atenção por sua parte. Cabe destacar que embora a ferramenta seja feita em uma determinada data, ela deve ser analisada e refletida constantemente para que haja desenvolvimento e evolução.

A Roda da Vida é uma ferramenta excepcional que revela pontos de melhoria com base numa reflexão crítica e transformadora, o que demonstra que a avaliação da mesma tem uma perspectiva temporal ou situacional, que depende exclusivamente de você para pensar, sentir, agir, refletir e ter a consciência que para mudar você tem que se posicionar como autor de sua própria história, ser líder de sua própria vida como condição de superar todos seus erros, falhas ou lacunas de cada área analisada.

Com base nesta reflexão, podemos constatar que cada pessoa tem seus sonhos e projetos e nós, como coaches, devemos nos posicionarmos como mediadores ou facilitadores na busca de melhores resultados como forma de alavancar e potencializar a vida de nossos coachees através de conhecimentos, métodos, ferramentas e metodologias que transformem a realidade de nossos clientes para uma vida extraordinária.

Vale destacar, portanto, que o coaching é uma metodologia de transformação, de autoconhecimento e evolução contínua do coachee. É valido salientar, portanto, que o universo coaching é muito rico e é tão significativo e poderoso que há grande evolução e amadurecimento tanto para o coachee como para o coach, assim ambos saem ganhando aprendizados, experiências e lições de vida, pois a metodologia viabiliza o autoconhecimento aprofundado, transformação e superação, como também de aceleração de resultados, levando assim o coachee à realização, ao sucesso e à felicidade plena.

REFERÊNCIAS

BARBOZA, Maurílio. Manual de Coaching com PNL: um guia prático na formação do coach profissional. Santa Maria (RS): Editora do Autor, 2019.

SILVA, José Mauro. Leader Coach. Recife: Ser educacional, 2019.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 23/10/2022
Reeditado em 02/10/2023
Código do texto: T7634040
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.