Meus aprendizados como professora universitária: uma despedida como forma de agradecer aos meus alunos da UESPI

Não há nada mais gratificante do que tirar lições de nossos aprendizados durante uma grande jornada de estudos. Sendo assim, considero que as colocações realizadas ao longo do trabalho do TCC ( Trabalho de Conclusão do Curso) e dos estágios indicam apenas o que deveria ser realizado durante o curso. Sei que algumas sugestões foram inviáveis de implantar nos trabalhos devido aos recursos didáticos e à falta de tempo disponível que pouco tivemos para amadurecer nossas ideias.

Não pensem que fui incompreensiva com toda a turma, pois a minha função é apenas orientar e ajudá-los na correção do trabalho, não é para criticar, mas sim apresentar apreciações para que todos tivessem a oportunidade de crescer como futuros pesquisadores e educadores.

Cientes que a distância e o fator tempo, além de outros fatores, foram nossos grandes obstáculos para que pudéssemos realizar um excelente trabalho. acredito que, apesar de tudo, eu sempre tentei busquei traçar para o nosso trabalho apenas que era possível e viável, apesar de nossas infinitas dificuldades.....

Acredito no potencial intelectual de todos, sem exceção, e lamento por não ter dado o apoio necessário que todos precisavam, no momento de tantas dificuldades.....digo isso porque sofri e sofro muito como aluna e também já passei por muitas dificuldades em minhas tentativas ao buscar aprovação no mestrado da UFPI: falta de tempo, recursos, falta de orientação, apoio, reconhecimento,.......

Apesar das minhas dificuldades, acredito que eu cresci e amadureci muito com o apoio dos artigos, livros, revistas, internet e graças às visitas às bibliotecas e à aquisição de livros nas livrarias que tive que adquirir ao longo da minha vida acadêmica, amadureci muito e aprendi muitas lições com minhas vivências e experiências, como também aprendi muito com poucos mestres que se tornaram exemplos em minha trajetória estudantil.

Agradeço a Deus e à minha família pelo apoio incondicional. Sei que não teria conseguido lograr êxito nesta longa jornada se não fosse o apoio, incentivo, a minha força de vontade e determinação para não fracassar em meus objetivos que tracei. Pensando assim, acredito que não devemos perder nossas esperanças e sempre devemos buscar alternativas e recursos para transformar nossa realidade para melhor.

Desculpe-me por minhas falhas que cometi ao longo da nossa jornada, se errei foi na tentativa de acertar, ou seja, foi buscando sempre dar o melhor de mim. Talvez, eu fui muito exigente e cheguei ao ponto de desafiá-los, mas foi a forma que eu encontrei para encorajá-los, pois acima de tudo, eu sempre eu acreditei que eu poderia despertar o grandioso potencial que vocês possuem.

Desculpe-me se magoei alguns, no entanto, afirmo que essa não era a verdadeira finalidade ao longo das atividades e das minhas ações. Sei que ao longo de nossa jornada, desafiá-los inúmeras vezes era a única maneira que encontrei naquele momento para que pudéssemos ir além das nossas possibilidades e acredito que vocês me acharam um pouco maluca ou quem sabe uma tremenda chata.

Lembre-se que o meu maior objetivo era tentar mudar nossas percepções e vivências enquanto professores e eternos aprendizes, com este propósito enfim consegui motivá-los ao longo do processo de amadurecimento das monografias e dos estágios pude constatar o crescimento e a transformação de todos vocês evoluiram bastante.

Estou feliz por suas conquistas ao concluirem o curso de Pedagogia, sinal que tudo que vivemos valeu a pena, vocês se superaram, ultrapassaram todos os dilemas, desafios, obstáculos e muitas dificuldades, meus parabéns. Sigam em frente e sejam felizes, que voocês possam se tornarem a melhor versão de si mesmo e serem protagonistas de suas próprias vidas.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 19/12/2022
Reeditado em 19/12/2022
Código do texto: T7675326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.