Programa PERMA - Tenha uma vida mais leve e positiva

Atualmente, muitas empresas estão impactando com seus negócios através da competitividade, planejamento estratégico, produtos diferenciados, marca como um bem sustentável, preços imbatíveis e um grande valor agregado ao produto. Neste sentido, buscar uma vantagem competitiva virou uma regra a ser seguida a todo vapor como forma ganhar mais clientes e se perpetuar no mercado por muitos anos.

Vivemos numa situação delicada, estamos cada vez mais correndo contra o tempo, pois precisamos sempre ter inúmeras competências para conseguirmos ter um lugar privilegiado no mercado de trabalho. É consenso no mundo dos negócios que para uma organização sobreviver por longas décadas são necessárias mudanças substanciais. Mudanças na missão e nos objetivos dos vários setores da empresa, pois o mundo corporativo é altamente imprevisível.

Neste sentido, CEOs, executivos, gestores de recursos humanos e seus colaboradores devem está preparados para vencer muitos desafios e dilemas. Pensando nesta situação, acredita-se que é necessário criar e manter um programa para manter, desenvolver e reter os colaboradores como patrimônio das empresas.

Objetivos do programa PERMA:

• Reduzir o estresse, ansiedade e insônia através da implantação de uma liderança coaching e um gerenciamento de emoções, habilidades e competências de todos os colaboradores;

• Aumentar a perspectiva e a compreensão dos outros através de relacionamentos interpessoais dentro e fora da empresa;

• Aumentar a concentração e a memória através de práticas da meditação;

• Desenvolver a inteligência emocional através do autoconhecimento e autogerenciamento de emoções;

• Melhorar as relações interpessoais. através do networking, das vivências em equipe estabelecendo assim uma convivência harmoniosa com todos;

• Aumentar a criatividade, bem-estar e a motivação através de momentos de qualidade positiva através de práticas de educação socioemocional;

• Possibilitar o autoconhecimento através da caminhada meditativa e da degustação contemplativa;

• Descobrir sua missão ou propósito de vida através de ferramentas de coaching, mindfulness, mentoria ou psicoterapia.

Emoções positivas (Positive Emotions)

Para se cultivar emoções positivas, a empresa deve criar momentos de espiritualidade, yoga, meditação, hipnose, jogos, dinâmicas, palestras, constelações familiares e organizacionais, mindfulness e terapias holísticas, sendo tudo planejado conforme os objetivos da organização. A organização em questão deve contratar uma empresa especializada para estabelecer um calendário anual com todas as atividades esse projeto de bem-estar e positividade.

Engajamento (Engagement)

Para aumentar e qualificar o nível de engajamento deve-se promover momentos durante os “lanches diários” de forma coletiva e de “descanso” para estabelecer conversas entre os membros e a prática da visualização contemplativa da alimentação e da mastigação mais consciente e lenta. Promover também viagens e passeios com a equipe da empresa e fazer uma campanha de festinhas de aniversário dos colaboradores na organização, fazer grupos de WhatsApp com os membros do grupo, promover trabalhos em equipe. Deve haver momentos de socialização para os participantes conhecerem melhor seus pares, gerentes, supervisores e líderes.

Relacionamentos (Relationships)

Estabelecer momentos de convívio com os membros da equipe através de dinâmicas, jogos, festinhas, passeios ou viagens, fazer trabalhos em equipe, criando uma atmosfera de cordialidade, companheirismo e afetividade, a interação entre os mesmos fortalecerão os vínculos de amizade, fazer grupos de WhatsApp com os membros das equipes, fazer lanches coletivos, estabelecer um cineminha em equipe, campanha “ meu amigo, meu maior tesouro”, etc. Deve haver momentos de socialização para os participantes conhecerem melhor seus pares, gerentes, supervisores e líderes.

Propósito ou Significado (Meaning)

Recomendo que a empresa contrate profissionais que trabalhem com mindfulness, sessões de coaching em grupo, mentoria em grupo e, caso necessário, sessões de psicoterapia, psicodrama em grupo ou constelações sistêmicas. Sendo assim, portanto, uma prioridade em seu planejamento estratégico para que a instituição possa conhecer melhor os objetivos, propósitos e metas pessoais/profissionais de seus colaboradores, em seguida, estabeleça a criação de workshops para socializar e treinar os membros da equipe com a temática “Meu propósito, minha vida” conforme os diagnósticos estabelecidos pelas sessões já mencionadas com seus respectivos profissionais e os colaboradores da organização . Essas sessões devem ocorrer semanalmente durante 3 meses para cada modalidade.

Realizações (Accomplishment)

Esta temática terá com base no item anterior, “propósitos”, na qual os colaboradores depois do autoconhecimento de seus objetivos e metas será implantado um team coaching ou coaching em grupo com todos os membros da empresa, e assim será criado um PDI para cada um de acordo com as seguintes ferramentas: SWOT, SMART, 5w2h, Perdas e ganhos, etc. Com base na coleta de dados desse arsenal de ferramentas, estabelecer um cronograma com metas e prazos de realização. Estabelecer premiações, sorteios ou aumento salarial para estimular os colaboradores a realizarem seus propósitos. Um alto índice de realização geralmente vem acompanhado com uma sensação de autonomia e autoeficácia.

OBSERVAÇÕES: Para cada atividade mencionada acima terá que ser implantada no planejamento estratégico da instituição, cabe mencionar que para a empresa possa crescer de forma sustentável deve-se investir, motivar e treinar seus colaboradores, o referido programa PERMA vem de encontro às necessidades e aos desejos de seus colaboradores com o propósito de engajar e valorizar todos os seus membros como forma de adquirir uma alta performance e competividade. Como podemos constatar este programa tem como propósito o crescimento, amadurecimento e transformação de todos os envolvidos tornando-se imprescindível para a integração e a coesão do grupo como um todo, é uma relação ganha-ganha. Portanto, todos saem ganhando, é uma verdadeira alternativa de aprendizagem, autoconhecimento e autodesenvolvimento em que todos poderão evoluir progressivamente.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 31/12/2022
Código do texto: T7684128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.