As 7 estratégias da autodisciplina de Rory Vaden: uma reflexão necessária e pontual

Um dos grandes desejos e necessidades do ser humano é ser produtivo e eficiente em suas atividades diárias seja na vida pessoal e profissional. E assim, cada dia tento me superar, começo a idealizar diferentes maneiras para alcançar minhas metas. Busco meios para alcançar meus objetivos através de várias tentativas, por meios de erros e acertos, e a cada vez percebo que vou melhorando e isso me dá um ânimo quando percebo que estou alcançando meu propósito. Gostei muito do estudo proposto que fala sobre a autodisciplina e as sete estratégias apontadas por Rory Vaden.

A primeira estratégia é o Sacrifício, que é uma alternativa pela qual cada indivíduo se prepara para atingir uma finalidade vencendo desafios, obstáculos e dificuldades. Por meio desta estratégia, percebo que me sacrifico cada vez mais para me enquadrar no objetivo traçado, tento de toda forma, não desanimar pois essa etapa requer motivação, determinação, dedicação e compromisso. Cabe destacar que muitas pessoas desistem porque não querem renunciar algo para atingir uma meta estabelecida.

A segunda estratégia é Comprometimento. Tudo na vida requer um envolvimento, compromisso, ou seja, comprometimento. Sendo assim, busco me envolver, abraço a causa, desisto de outros compromissos para viver intensamente este envolvimento, me comprometo de uma forma integral, sempre pensando no resultado final.

Terceira estratégia é foco. Ter foco é ter uma meta bem definida, delineada e bem direcionada, fugir de empecilhos alheios aos meus propósitos definidos e busco sempre atingir em cheio meu alvo principal. É um grande desafio, porém estou ciente que essa atitude é necessária para uma definição das minha metas, busco cada vez mais direcionar minha rotina com este objetivo, buscando assim resistir às tentações do dia a dia.

Integridade é a quarta estratégia. Integridade fala mais alto quando estou congruente com meus valores e princípios e também agindo segundo às normas e preceitos da sociedade vigente, para tanto estou sempre atenta à minha escuta interior como forma de atuar de maneira prudente e condizente com minha realidade. Sempre sou grata com tudo que Deus me reserva, sempre faço o bem e gosto de dar elogios às pessoas a minha volta.

Programação é a quinta estratégia. Seguir uma programação mental traz muitos benefícios para a pessoa que se dispõe seguir um propósito. Sigo uma programação mental que é fazer tudo que me faz feliz e realizada, buscando aliar meus objetivos e meus sonhos para trilhar um caminho próspero para mim e para minha família.

A fé é a sexta estratégia. Cabe lembrar que minha fé e minha espiritualidade sempre alicerçando minha saúde mental à um bem-estar coletivo. Tudo que faço é embasado em uma força superior que é Deus. É através da fé que sigo confiante na certeza absoluta que vou conseguir atingir meus propósitos que tanto almejo.

Ação é, enfim, a sétima e última estratégia. A ação é movida por todas as estratégias acima. É sair da zona de conforto e agir com fundamento seguindo um propósito de vida, aos meus valores, uma missão e uma visão de mundo que me guiam em minhas escolhas, caminhos e passos rumo à felicidade.

Aprender sobre si mesmo é a melhor estratégia para se obter autoconhecimento e autodesenvolvimento como forma de adquirir com excelência uma alta performance. Tenho muito a crescer e desenvolver ainda. Para tanto, acredito que autodisciplina deve ser uma prioridade que devo buscar incessantemente pois minha carreira exige um certo dinamismo, coragem e proatividade.

Mudanças são condições necessárias para que eu possa evoluir cada vez mais na minha trajetória pessoal e profissional. Quero abraçá-las como meio de adquirir uma transformação positiva. Vou buscar ultrapassar todos meus obstáculos e dificuldades para vencer a procrastinação, a inércia e negativismo. Com base nisso, vou conquistar mais autoconhecimento, autoconfiança e resiliência em minha vida.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 25/01/2023
Reeditado em 04/02/2023
Código do texto: T7703863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.