Coaching - um processo de autoconhecimento que potencializa e transforma o coachee ir além de suas possibilidades

Coaching é uma nova realidade de vida, significa ressignificar memórias e vivências do passado para potencializar novas competências comportamentais com foco na realização pessoal e profissional. O processo de coaching visa o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências que são exigidas pelo mercado de trabalho.

Vale lembrar que o coaching é uma metodologia de transformação, de autoconhecimento e evolução contínua do coachee. Para o coaching acontecer é feito um contrato com o indivíduo, grupo ou empresa. Falar em Coaching é falar em processos de transformação, de mudança de uma pessoa, de um grupo, de uma organização.

O Coaching é abordagem que gera uma sinergia como um facilitador de processos de desenvolvimento da pessoa e da organização; é um propulsor de mudanças e exige um coach ( profissional) que conhece o seu papel (ele não dirige, não aconselha, não determina). O coach é alguém que ajuda a iluminar caminhos, fazer crescer a reflexão, avaliar possibilidades; promove o surgimento de um coachee que ocupará a posição de sujeito de seu crescimento, de suas ações e de sua transformação.

Cabe destacar que o Coach é alguém que está sempre cuidando de seu desenvolvimento pessoal para atuar, profissionalmente, como um instrumento de desenvolvimento dos que necessitam do seu trabalho. Ele busca crescimento contínuo, interiorizando e assumindo posturas específicas exigidas pelo seu papel.

Falar em Coaching é falar na possibilidade do Ser Humano usar, numa escala muito maior e amparado pela força da cooperação dos grupos aos quais pertence, seus recursos pessoais, sua capacidade de criar e produzir com maior qualidade. E isto é, sem dúvida, uma vitória do nosso tempo. Conduzir um processo de Coaching é proporcionar um espaço que facilita ao outro ( coachee) ver além do que ele é hoje, com olhos no que deseja ser e realizar num futuro próximo ou distante.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 09/04/2023
Código do texto: T7759675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.