AMOR E ÓDIO: DUAS EXPRESSÕES DA MESMA ESSÊNCIA

Texto de Fernando Vieira Filho¹

Amor e ódio, duas forças intrinsecamente entrelaçadas, compartilham uma conexão profunda. O entendimento chave é que o ódio muitas vezes é uma manifestação derivada do amor intenso. O ódio, de fato, pode ser considerado como o amor machucado, uma forma de amor que sofreu feridas, acumulou ressentimentos e se transformou em um sentimento corrosivo. O perdão, por sua vez, atua como o remédio que cura essa dor que aflige o amor.

O ato de perdoar é de extrema importância para aquele que escolhe praticá-lo. Uma analogia simples pode esclarecer esse ponto. Imagine que, ao saborear uma refeição deliciosa, seu corpo é nutrido. Porém, em questão de horas, o alimento se transforma em resíduos que precisam ser eliminados. Da mesma forma, o amor é a nutrição da alma. No entanto, quando decepções e feridas ocorrem, esse amor pode se metamorfosear em ódio, tornando-se o desperdício emocional do amor. Assim como os resíduos precisam ser eliminados do corpo, o ódio precisa ser liberado da alma.

Na realidade cotidiana, quando os resíduos orgânicos não são eliminados adequadamente do corpo, podem causar intoxicação. Em situações extremas, quando essa eliminação não ocorre por um período prolongado, o corpo requer tratamento médico, muitas vezes na forma de uma lavagem intestinal. Analogamente, o ódio retido pode intoxicar a alma. Infelizmente, não dispomos de procedimentos médicos equivalentes para tratar o ódio emocional. Assim, muitas vezes, carregamos o ódio dentro de nós por anos a fio. E assim como a intoxicação física impacta nosso bem-estar, o ódio reprimido pode afetar nossa vida de maneira profunda, gerando conflitos interpessoais, problemas de saúde, obstáculos financeiros e uma sensação de vida desprovida de cores.

Portanto, estimado leitor, convido-o a praticar o perdão, a liberar o ódio que se tornou um fardo emocional. Lembre-se de que sentir ódio não é uma fraqueza. É uma experiência profundamente humana. Abraçar sua humanidade é um passo importante no caminho do aprendizado e crescimento contínuo.

Tenha paciência consigo mesmo, cultive o autoperdão e o perdão em relação aos outros, com compaixão e sem julgamentos. Dedique um amor incondicional a si mesmo e abrace o encontro com alguém de imensa importância: você mesmo.

¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

CONTATO: (34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.

https://linktr.ee/fernando_vieira_filho

Blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

https://centrodecuradossentimentos.yolasite.com/

http://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

http://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

http://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/

http://obsessaoepsicopatologias.blogspot.com.br/