Os passos e os caminhos metodológicos da psicanálise A

A transferência pode ser positiva ou negativa, como a doença inicial do sujeito não é estática, logo, ela se transforma em uma neurose de transferência, para Freud tratar e se possível aniquilar esta neurose, equivale a eliminar a doença, ou seja, a cura do trauma.

Acredito que para se chegar neste estágio evolutivo de tratamento deve-se haver muita análise, e muito comprometimento, tanto do indivíduo, quanto do psicanalista.

Percebe-se ao mesmo tempo que é uma busca de pares, pois em nenhum momento o analista tem a resposta, e ao mesmo tempo, o paciente se encontra por si só.

Freud rompe com a hipnose, pois para ele Ela acaba encobrindo o recalque. Uma vez encoberto recalque, O sujeito não consegue ter clareza sobre suas neurose, Pois o recalque para Freud é a causa.

É através da associação livre, que o paciente tem mais contato consigo mesmo, e este método, vai ser usado definitivamente pela psicanálise.

Manter traumas encobertos no recalque, pode levar a sintomas e as dificuldades que muitas vezes relata o paciente, mas este relato só vai aparecer se houver uma abertura de fala livre, no momento da análise.

É papel da psicanálise, Identificar e tratar tais causas. Ela não vai ficar apenas na causa, Mas vai também refletir sobre ela.

Tentando entender o início e o desencadeamento das causas, fazendo com que o indivíduo por si só, se perceba, e se livre dos incômodos.

As vezes se livrar dos incômodos vai estar muito mais relacionado com conviver com eles de forma mais segura, compreendendo e Lidando.

A ética da psicanálise, Não está vinculada ao aspecto moral, Pois, A base da psicanálise é que o paciente faça seu caminho por si só, dando-lhe autonomia em suas escolhas.

É extremamente importante tais autonomias, pois o indivíduo, vai resgatando sua liberdade psíquica uma vez que o sentido de Guido é essa tal liberdade.

A primeira etapa da psicanálise, é o contato do psicanalista e o paciente, este contato é altamente importante, pois vai definir o vínculo entre o que assiste e ao assistido.

É nesse primeiro contato que se observa as primeiras hipóteses, hipóteses que ao longo do processo será importante para diagnosticar as causas.

Mas em nenhum momento este primeiro momento pode ser determinado como um período analítico depois a análise só vai se iniciar a partir deste primeiro encontro.

Não é papel do psicanalista interpretar o discurso do paciente, Deve-se deixar o mesmo discorrer livremente e o que vier em sua cabeça naquele momento.

Não é critério para aceitar o paciente para análise o fato do mesmo ir ao consultório, Caso o analista não se sinta à vontade de trabalhar com o paciente, o mesmo pode recusar.

Para o analista estar apto para receber aquela análise, o analista recém formado deve passar em análise, e o mesmo deve estar apto para ajudar o paciente. Deste modo o primeiro contato com o analisando está ligado primeiramente a instaurar a transferência num nível simbólico configurar o sintoma analítico, retificar a demanda analítica, fazer o sujeito a si questionar ao sintoma, histericizando o Seu discurso é trazendo a luz seus desafios.

Freud vai dizer que o ser humano tem 3 tipos de estrutura psíquica: neurótica, psicótica ou perversa, e por isso é necessário o paciente ter consciência de sua estrutura, para que ele possa cuidar disto para que o mesmo tenha uma vida mais saudável.

A estrutura psíquica constitui a personalidade da pessoa ou seja é extremamente importante cultivar uma Boa Saúde psíquica para se ter uma Boa Saúde mental.

O sintoma não é um adoecimento em si, mas é um caminho para o adoecimento, a neurose é o conflito entre o ego e o ID já Psicose é o desfecho de um distúrbio conflituoso entre o ego e o mundo externo.

Neste sentido perdemos que a psicose é diferente da neurose, mas para Freud todo ser humano tem estas duas dimensões psíquicas.

No entanto, estas realidades em sua maioria são heranças hereditárias, ou seja,, herdamos de nossos pais alguns traços psicológicos.

A força egoica faz parte de nossa ancestralidade, no então os conflitos internos são causados parte por uma pressão externa, e está influiencia interna, faz com que entremos em conflitos psicológicos, uma vez que não conseguimos atingir padrões, padrões estes que as vezes vão contra alguns valores que trazemos, fazendo com que o ego e o ID.

Devido estes conflitos o indivíduo pode entrar em estado de melancólica, podendo até mesmo acabar desenvolver uma psicopatologia.

Existem várias classificações de neurose, sendo elas: neurose de ansiedade, neurose histérica, neurose fóbica, neurose obsessivo-compulsiva e neurose depressiva.

Já na Psicose, o indivíduo, cria um mundo paralelo no seu interior e ele acredita muito que aquele mundo interior vai condizer com seu mundo e realidade.

Na estruturação psicótica o indivíduo cria uma outra realidade, pois no fundo não suporta a realidade na qual vive e cria uma outra realidade, como um sistema de defesa. Parece muitos das vezes a melhor forma de sobrevivência do ser, se refugiar, em um universo paralelo

A pessoa perde o contato com a realidade, e acredita somente no que seu “eu” lhe impõe, ele não faz distinção entre o que é subjetivo e o que é real pois, para ele a realidade é aquilo que lhe está em seu psíquico.

Através da Psicose se desenvolve as paranoias, e a partir daí pode se ter delírios.

Portanto, o método psicanalítico é importante, pois ele vai definir o caminho a ser tratado a análise. É através dele que o psicanalista consegue definir sua análise e com isso ajudar de forma amorosa seu paciente, com respeito e ética.

guido campos
Enviado por guido campos em 03/10/2023
Código do texto: T7900203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.