Ter sucesso na vida requer ter sonhos e projetos com metas e objetivos bem definidos

Depois de infindáveis promessas, tais como: emagrecer, trabalhar menos, ter uma remuneração satisfatória, ganhar uma promoção no trabalho, ir à academia, ter mais qualidade de vida, etc., enfim prometemos, para nós mesmos, que o nosso futuro será melhor e diferente. E assim, são incontáveis desejos que, ao chegar ao final do ano, fica evidente que é necessário fazer um balanço geral do ocorrido para dar novos passos rumo ao próximo ano.

Para tal finalidade, nota-se que isso requer muita coragem, paciência, autoanálise e uma reflexão profunda sobre progressos e insucessos. Com a proposta de fazer algo diferente, temos cada vez mais um desejo ardente de que, este ano que está por vir, será mais próspero e revolucionário. Essa fase, nos enchemos de fé, motivação, garra e esperanças para, lutar todos os dias, com vigor para realizar nossos objetivos e metas.

Vale lembrar que na virada do ano, intensificam-se as motivações para mudar de uma situação indesejada para algo tão sonhado há tanto tempo. Esta condição nos proporciona uma preparação mental mais intimista para visualizar uma realidade tão idealizada. Conforme nossos propósitos almejados, todos os dias, alimentamos pensamentos positivos com a intenção de que sonhos se tornem em uma realidade próspera e tangível.

Concretizar sonhos e projetos, requer reafirmar velhas e fazer novas promessas para que possamos alcançar realizações e conquistas. Cabe salientar que não basta desejar, é preciso ter uma missão de concretizar efetivamente. De encontro ao que é almejado, vale pontuar que devemos acreditar e partir para ação, pois é possível criar condições viáveis à realidade vivida como forma de crescer e superar todos os obstáculos. Para tanto, percebe-se que devemos realizar e traçar algumas condutas, como por exemplo: ser criativo, proativo e resiliente, ter metas e objetivos bem definidos, ter comportamento assertivo, ter uma mentalidade empreendedora, ser determinado e perseverante, etc.

Para começar bem, o primeiro passo é sonhar. Sonhar é uma condição existencial, porém vale ressaltar que apenas sonhar não é o bastante. Sonhar e não ter metas e prazo de realização é uma mera ilusão. Cabe informar que, para realizar necessidades ou desejos, é preciso que você tenha primeiro metas definidas. Como forma de priorizar algo em primeiro instância, constatamos que é possível lutar para conquistar nossos sonhos. Ficando evidente que, para tal objetivo, é preciso ter: vontade, ação pontual e massiva, conhecimentos e habilidades bem desenvolvidas, um forte propósito e uma missão apaixonante como mecanismo para sua realização.

Convém enfatizar que ter metas bem delineadas e, ao mesmo tempo, trabalhar com foco e precisão são, sem dúvida, ousar para buscar incessantemente os caminhos do sucesso e a felicidade plena. Sendo assim, ao ter metas é preciso esclarecer com exatidão o que se pretende conquistar. De acordo com os autores, Dinsmore e Soares (2014, p. 56), para definir melhor uma meta, devemos situá-la segundo alguns critérios, pois a mesma deve ser: “específica, mensurável, atingível, viável, realista, recompensadora, atraente e tem tempo definido para sua realização”.

Explicando de forma mais clara, primeiramente, uma meta é específica quando é possível definir com precisão; mensurável, é quando se tem uma medida capaz de medir o progresso; atingível ou viável é quando se pode alcançar resultados satisfatórios; realista, quando está condizente com a realidade vivida e a possibilidade de concretização; recompensadora ou atraente é exatamente quando tem algo estimulante e positivo para se obter um resultado edificante e, por último, o tempo quando se tem uma variável temporal para estabelecer um prazo para ser realizado.

Como podemos constatar, antes de formular metas e objetivos, devemos ficar atento às condições para que se possa estabelecer meios e recursos para atingir o alvo proposto. Mas, em contrapartida desse pensamento, presenciamos uma realidade esmagadora de propósitos. Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Scranton, apenas 8% da população mundial irão realizar suas metas ao longo do ano com sucesso. Isso representa um dado muito substancial que retrata uma triste realidade que sufoca e aniquila com muitos sonhos e projetos de milhares de pessoas.

Sendo assim, cabe aqui enfatizar a seguinte mensagem para todos nós: devemos buscar conhecimentos e juntamente com ações intencionais e persistentes que, com certeza, resultarão em resultados positivos e concretos. Cabe destacar também que não basta idealizar, temos que agir com planejamento, ação, análise, reflexão e supervisão constante. Lembrando de que, de acordo com a Programação Neurolinguística ( PNL), não há fracasso, mas apenas resultados.

Que tenhamos coragem e atitude para cocriar e realizar nossos projetos, para que possamos sermos protagonistas de nossa própria vida, deixando de lado, o medo, a inércia e as crenças limitantes que tanto imperam em nossa mente e que tanto impedem ou retardam nosso crescimento e evolução constante. Dessa forma, devemos ter maturidade e resiliência para mudar nossas vidas, através da mudança de rotinas, hábitos, comportamentos e resultados. Vale ressaltar que, assim agindo dessa forma, nossa mente e nossos comportamentos estarão, de encontro aos nossos objetivos e metas. Cabe mencionar que os mesmos devem estar interagindo entre si de forma sintonizada, interligada e harmônica, como forma de potencializar gradativamente nossa mente e nossa alta performance sendo possível, portanto, concretizar, reestruturar e revolucionar nossa missão e propósitos.

REFERÊNCIAS

DINSMORE, Paul & SOARES, Monique Cosendey. Coaching prático: o caminho para o sucesso. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduada em Coaching e Mentoring, Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Coaching Educacional, MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 31/12/2023
Reeditado em 03/01/2024
Código do texto: T7966108
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.