GOSTOSO DE SE VER MAS MUITO PERIGOSO

É necessário muito mais do que a básica e tão elementar instrução escolar, sem a qual brasileiro algum poderá começar a perceber a presença de danosas culturas forasteiras, que tentam, e na maioria das vezes, até conseguem impor seus interesses e valores, utilizando as brechas deixadas pelo nosso exagerado gosto por novidades.

O modismo, que é erroneamente encarado como apenas mais uma prática compulsiva, na verdade vai muito alem disto. Pois representa uma das mil caras da alienação social.Secretárias e porteiros eletrônicos vivem selecionando a entrada de pessoas em nossa residências. Damos, entretanto, ao nosso aparelho de televisão um aval ilimitado permitindo-lhe que traga para dentro das nossas casas,aquilo que a princípio achamos ser precisiosas informações, mas que ,sem que a maioria dos brasileiros percebam,são na realidade horríveis deformações. O fazem justamente porque não temos as condições culturais necessárias para selecionarmos as noticias que nos convem absorver.

Quando as matérias divulgadas versam sobre sexo, violência, questões morais ou religiosas, até que a reação de repúdio é quase que imediata. Se saltarmos para os campos da política social, da ciência, ou da economia, aí sim, o poderoso marketing dos Estados Unidos, num golpe de mestre produziu um instrumento de mídia ultra eficaz. E com ele penetra e domina a consciência do despreparado povo Brasileiro.

- E qual é este instrumento?

- Nada menos e nada mais do que as belíssimas e bem urdidas aventuras em séries: Honolulu, Hawai 5/0, Barrados no baile, etc. Em cujo os palpitantes e bem temperados enredos, são introduzidas mensagens muito bem elaboradas. Cuja finalidade única parece ser desacreditar as personalidades da nossa história, de ridicularizar nos costumes sociais e sobre tudo de difamar nossos produtos nacionais. A mídia estadunidense investe alto, influenciando sutilmente todos os meios de comunicação. Os mercados financeiros são habilmente manipulados, a mente do cidadão é capiciosamente trabalhada, para que seja introduzida nela o interesse forasteiro. Já vimos os Irmãos Wrights substituirem Santos Dumont, vimos tambem o Rambo transformando os Estados Unidos de pais derrotado, em país vencedor. Outras vezes vimos os conceitos médicos deturpados, e aí nosso gostoso cafezinho vira um perigoso veneno. Vimos tambem afirmações falaciosas sobre a presença dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. A realidade é esta: Os Americanos só criaram coragem para desembargar nas praias da Normandia quando os Russos já estavam lá dentro de Berlim a algum tempo, curtindo frio e fome. Aí sim, entra a opulência dos Americanos, que trouxeram comida e agasalho para o castigado exército Russo.

O Brasil está sendo invadido através de uma greta de vinte polegadas. Não estamos pedindo que sejam quebradas as televisôes, mas que sejam esclarecidas as mãos que as ligam.