ASSUMA SUA ÍNDOLE SAM(UEL)!

Aconteceu outrora com Roma que se julgava a "Capital do mundo e a princesa de todas as cidades", ou como era dito no latim corrente: "Caput Mundis Princeps Urbium". Tal autodenominação cultural pode ser claramente detectada nos versos da celebre Eneida, do não menos celebre Virgílio: Mas tu ó romano tens de governar os povos// Tua arte é ensinar os caminhos da paz.

Quanta baboseira heim compadre! Diríamos que o que Roma fez foi sufocar a liberdade com a ferocidade dos seus gládios. Dá claramente para perceber, como muitos já apregoaram, que ela não foi uma inspiradora da paz pela força dos seus princípios de Direito.

Prestem bem atenção nos arroubos de superioridade étnica do seguinte verso:" Poupar os humildes e derrubar os orgulhos". Cabe aqui uma observação muito oportuna;humilde na ótica do dominador sempre quiz significar submisso, e orgulhoso era aquele povo que simplesmente pretendia fazer valer seu direito a autodeterminação, sem a interferência de nações imperialistas.

Isto não nos lembra um pouquinho, ou muito, os Estados Unidos? Não parece realmente a versão odierna do Imperio Romano? O império Romano foi vítima da inimizade que cultivou e da corrupção que deixou crescer em suas castas mandatárias. Inspirou erudição, cultura, mas não soube inspirar honestidade. Os Estados Unidos já começaram a colher os dividendos de sua prepotência, despertando muita aversão dentro e fora de suas fronteiras.