FIDEL CASTRO - DISCÍPULO DE CRISTO?

Com 83 anos e saúde debilitada, ex-líder cubano é comparado a discípulo de Cristo

Idolatrado em seu país, Fidel Castro é um dos personagens vivos mais importantes e contundentes da história de Cuba. Foi ele que, nos anos 1960 – aliado ao argentino Ernesto “Che” Guevara – liderou um grupo de guerrilheiros para combater o governo de Fulgêncio Batista e estabelecer uma verdadeira revolução social e política na ilha caribenha. Herói sim, mas até aí ser qualificado como discípulo de Jesus – aliás, o melhor deles – parece soar um pouco exagerado. Mas foi exatamente o que declarou, recentemente em Havana, Miguel d’Escoto, presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). "Fidel é para mim, hoje em dia, o melhor discípulo de Jesus. Tive o privilégio de estar perto dele, de observá-lo, de ouvi-lo, de vê-lo; ele é um homem apaixonado pela justiça, pela fraternidade e pela solidariedade", disse.

Última colônia americana a declarar independência, isso no final do século 19, Cuba contou com a ajuda dos Estados Unidos para se livrar do jugo espanhol. Só que a liberdade teve um alto custo: a constante presença norte-americana na ilha – até hoje, quase um século mais tarde, os Estados Unidos ainda mantém uma base militar na Baía de Guantánamo. Com a revolução, Cuba se tornou uma constante ameaça para os vizinhos do norte e um ponto estratégico, durante a época da chamada Guerra Fria, para um ataque da “aliada” União Soviética. Já, pelo lado dos norte-americanos, Fidel ganhou status de inimigo.

Submetido há alguns anos a uma complicada cirurgia intestinal, o ex-líder cubano renunciou ao poder em fevereiro de 2008 – também no ano passado, seu irmão Raúl Castro foi eleito presidente pelo Parlamento – e conta com a oração de seus simpatizantes e revolucionários para superar os problemas de saúde – pelo menos na visão de d’Escoto. “Possivelmente ele está em melhor estado de saúde agora do que quando deixou o poder. Acho que as orações dos revolucionários de todo o mundo foram escutadas por Deus”, acrescentou o nicaraguense. Discípulo de Jesus ou não, o fato é que por quase cinco décadas Fidel Castro guiou o seu próprio rebanho.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 138

* caso queira adquirir a revista, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 30/10/2009
Reeditado em 14/05/2010
Código do texto: T1895981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.