Pensar é difícil. É preciso pensar.

Pensar é difícil. É preciso pensar.

Não sou boa articuladora política. Minha política é a poética e o consultório onde atendo pessoas e as ajudo a compreender seus sentimentos e a pensar, na medida que acesso meus sentimentos e me articulo.

Vou arriscar a dizer o que gostaria de dizer do que quero politicamente para meu país, inda que com minhas dificuldades. Imagino que a medida que for falando, incluindo o cotidiano, posso crescer em minhas articulações:

O Brasil não precisa do PT ou de qualquer partido político que coloque o poder acima do bem estar do povo. Não precisamos do engôdo das manobras eleitorais.

Precisamos de políticos que se esqueçam deles mesmos, e se unam entre si para pensar e agir pelo povo, pela educação das crianças, dos jovens e adultos, pela criação de oportunidades para todos, principalmente para os jovens. Uma utopia? Seria tão fácil! Não pode haver crianças e jovens sem instrução, educação, largados nos semáforos das grandes cidades, explorados e fazendo malabarismos.

Não precisamos de ideologias arcaicas, mas de um pensamento vivo e limpo, que se traduza em ações para uma vida melhor para todos.

Não precisamos nem podemos venerar o antigo regime de Cuba, ou o da Venezuela de hoje, até porque os cubanos e venezuelanos querem uma "outra" Cuba e uma "outra" Venezuela, livres de regimes totalitários.

Precisamos de liberdade de imprensa, de liberdade de pensar, de nos movimentar e criar movimentos limpos e saudáveis. De liberdade para crescer, e do despertar da responsabilidade de cidadania.