Os “subsídios” de um governo corrupto

Uma das formas mais comuns dos prefeitos corruptos obterem apoio nos esquemas é buscando, de forma explícita e sutil, o comprometimento de vereadores corruptos. O “esquema” entre eles pode ser através de compras em estabelecimentos comerciais, pagamento de prestações de carro, imóvel, e muitos outros, o vereador por sua vez faz vistas grossas aos atos do prefeito. Há casos ainda em que os vereadores participam diretamente do esquema de corrupção sendo recompensados pelo silêncio com uma “doação” mensal pelo prefeito.

Não é de se admirar que tais vereadores sejam sempre contrários a qualquer tipo de investigação que se proponha contra o prefeito, como CPIs, processos de cassação, e até mesmo requerimentos.

O trabalho do vereador junto a Câmara Municipal é pautar pelo princípio da legalidade e da transparência, afinal foram eleitos para representar o povo, e têm o dever de fiscalizar os atos do executivo. Uma administração corrupta sempre tenta dificultar tais fiscalizações, impedindo que sejam fornecidos documentos e dados contábeis aos vereadores.

Vale lembrar que qualquer cidadão tem o direito de saber, e os políticos o dever de demonstrar, como o dinheiro público está sendo empregado. Uma forma para que isso se transforme em uma prática frequente é o aperfeiçoamento das Leis Orgânicas. Vereadores honestos tentam obter informações via requerimentos à Câmara Municipal, rejeições a esses pedidos por outros vereadores são sintomas de fraudes.

Uma boa dica é a população participar ativamente das sessões de câmara, dessa forma poderá ter uma visão mais ampla das atitudes dos vereadores.

Por: Mariellen Bueno

mah bueno
Enviado por mah bueno em 05/07/2010
Código do texto: T2360537
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.