Brotas x Paz

Houaiss nos ensina que “paz é o estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações. Criatura calma, que possua quietude ou tranquilidade”.

Todos querem a paz, porém poucos conseguem descobri-la e alcançá-la.

Em meio a tanta turbulência que Brotas está enfrentando, percebo que algumas pessoas esqueceram o significado da palavra PAZ.

O cenário político enfraqueceu, poder executivo e legislativo estão em choque, alguns andam pelas ruas escoltados por brutamontes, outros por sua vez decidiram se calar por medo de que possam estar sendo filmado ou gravado. Dessa forma corremos o risco de cumprimentar e não ser correspondido.

Realmente é um cenário que entristece, pois como o nosso hino mesmo diz “Brotas sempre será cidade da amizade, mais poderia ser da paz, da liberdade”.

Pude perceber que ao citar a palavra “paz” pelas ruas, cinco ou seis já estão preparados com um fuzil apontado à sua cabeça, isso porque nos últimos tempos para alguns o significado ou os sinônimos da palavra mudou para (ataques, combate).

Nada é fácil e, se fosse, não teria graça. Só que se observarmos ao nosso redor, dá para perceber que tudo o que está acontecendo poderia acabar com facilidade, se os “donos de Brotas” tivessem a humildade de hastear a bandeira branca, e declarar PAZ a favor do município.

Por outro lado quando não há humildade e já se perdeu o controle da situação, é necessário guerrear para se obter a paz. Mas não se iludam com a palavra em questão, pois para se vencer uma guerra ou um combate, os combatentes devem estar em paz consigo mesmo.

Tenham uma boa reflexão!

mah bueno
Enviado por mah bueno em 02/09/2010
Código do texto: T2475279
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.