Nove candidatos concorrem à Presidência da República em 2010

A última eleição que contou com tantos candidatos assim foi a de 1989, primeira eleição direta para presidente após a redemocratização do país. Foram 22 candidatos, sendo vitorioso o até então desconhecido Fernando Collor de Mello, do PRN, atual PTC. Em 2010 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu o registro de 9 candidatos que desejam a tão sonhada sucessão do presidente Lula no Planalto.

Os três principais candidatos e que realmente têm chance de êxito são o ex-Governador paulista José Serra, do PSDB, a ex-Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, do PT e a Senadora e ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do PV. Os outros 6 candidatos são dos chamados partidos nanicos e chegarão a fazer apenas uma figuração na eleição nacional.

Entre os que já foram candidatos à presidência em eleições anteriores estão Eymael, do PSDC, Zé Maria, do PSTU e Rui Pimenta, do PCO. Já os novatos na disputa são Levy Fidelix, do PRTB, Plínio de Arruda Sampaio, do PSol e, Ivan Pinheiro, do PCB.

Dos partidos que disputarão a eleição para presidente somente o PSDB, PT, PV e PCB têm diretório municipal ou comissão executiva em Borda da Mata. E ainda sobre as eleições 2010, tudo indica que a cidade contará com dois candidatos à deputado, sendo eles Luiz Carlos Pinheiro (Lóia), do PMDB, concorrendo à uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado e Nilson Pereira de Toledo (Nilsinho), do PMN, para a Câmara Federal.

(*) Léo Guimarães é jornalista e servidor público municipal.

> Matéria publicada no Jornal A Cidade, página 3, edição de 15 de julho de 2010, Borda da Mata/MG.

Léo Guimarães
Enviado por Léo Guimarães em 30/09/2010
Código do texto: T2530197
Classificação de conteúdo: seguro