Corrupção: Uma doença Curável

O corrupto é um doente que não se julga como tal. Sua atitude é de total desprezo aos semelhantes em prol de sua insana ambição. A corrupção é uma praga social que contamina as empresas, as instituições e os governos. Os corruptos são os verdadeiros agentes da miséria, da desigualdade social e da criminalidade.

Os alcances da corrupção são vastos; poderíamos dizer que qualquer atitude visando benefícios próprios em detrimento dos demais é corrupção. O conceito é amplo porque abrange a posse de riquezas e poder em prejuízo de outras pessoas. Ela é tão danosa quanto as agressões ao meio ambiente e está muito ligada a estes crimes. A destruição da natureza e da juventude nas guerras que se trava contra o mundo e a humanidade é o produto perverso de mentes que se vêm corrompendo há séculos. Em ambos os casos, a Natureza responde energicamente, mas as mentes endurecidas pela ignorância parecem não compreender.

O corrupto usa de todos os expedientes – o amparo da Lei e o nome de Deus – para consumar seus insanos sonhos de poder e riqueza.

Por detrás das atitudes do corrupto existe um pensamento obsessivo de cobiça que anula a inteligência e a sensibilidade da pessoa que é escravizada pelas quimeras de um materialismo doentio travestido de democracia, liberalismo e misericórdia. Lutar contra a corrupção implica combater esse pensamento que está em muitas partes, impregnado em nossa cultura, não tão obsessivamente como no caso do doente, mas com possibilidades de crescer e fortalecer-se, transformando uma pessoa honesta noutra corrupta, pois é um pensamento insaciável e perturbador que pretende colocar o ser humano a serviço exclusivo dos afãs de lucro, posse e poder.

A vida não pode se resumir numa carreira insana na direção de prazeres materiais que se esfumam no momento da posse.

Lutar contra a corrupção é tarefa de todo o cidadão em qualquer esfera, pois visa ao bem comum. É restringir o campo de ação daquelas pessoas doentias através de uma constante vigilância, tanto sobre os corrompidos como sobre os corruptores. E é também lutar contra os pensamentos ambiciosos que perambulam por aí fazendo-nos esquecer que a vida deve ter outros significados além da busca exclusiva por bens materiais.

Trabalhar pela educação, auspiciando o estudo e a cultura, é também uma forma de combater a cobiça, doença nefasta e base de toda a corrupção.

Nagib Anderáos Neto