A vitória dos brasileiros e brasileiras!

Cento e seis milhões de brasileiros e brasileiras foram às urnas no dia 31 de outubro, numa demonstração de responsabilidade e cidadania fizeram sua escolha. Embora, o regime democrático tenha muito a avançar, haja visto o autoritarismo imposto por governos ditatoriais, a democracia mostrou seu vigor. A festa democrática brasileira, foi exemplo para o mundo todo, mostrando que é possível o povo fazer suas escolhas livremente. No primeiro turno o povo demonstrou nas urnas, a que veio, escolhendo seus deputados estaduais e federais, senadores e, a maioria dos governadores de Estado. E, no segundo turno, reafirmando seu compromisso com a justiça social, o Brasil disse não!

Disse não, ao retrocesso e ao conservadorismo. Não, à hipocrisia do preconceito e da discriminação. Não, ao falso moralismo e à sordidez da imprensa tendenciosa. Não, ao ranço de quinhentos anos de dominação. Não, aos interesses do capital que privilegia a elite dominante. Não, ao projeto para poucos...

O Brasil disse sim! Sim, à inclusão social! Sim, ao progresso e ao desenvolvimento que o país apresenta, buscando a igualdade social. Sim, ao crescimento mágico, do desenvolvimento econômico com geração de renda e trabalho, incluindo seu povo através de políticas sociais. Sim, à erradicação da miséria! Sim, ao projeto que prioriza a qualidade da educação, da saúde, da segurança... Sim à democracia e, a quem lutou doando a própria vida, para que hoje pudéssemos usufruí-la com dignidade, exercendo nosso direito à liberdade.

O Brasil disse sim à mulher! E Dilma, governará nossa nação com a mesma garra e a tenacidade da mulher brasileira, que sabe amar e governar sua família, primando pela justiça desde a partilha de um pedaço de pão. Esse, certamente, será o grande desafio de Dilma, dar continuidade ao projeto de redistribuição de renda e políticas públicas, seguindo a trajetória de inclusão social do governo Lula. E, muito embora, os números nas urnas tenham apontado que no Rio Grande do Sul e, em nosso município, não foi esse o projeto eleito, a governança será para todos, indistintamente. Faz parte da democracia, conviver com tolerância e respeito às diferenças, às concepções e às opções de seu povo!

Falando localmente, no Rio Grande do Sul elegemos Tarso Genro para governador, o qual terá a árdua responsabilidade de resgatar a política de inclusão e justiça social. A exemplo de Dilma, em seu programa de governo, além da erradicação da miséria, Tarso também contempla a educação, a saúde e a segurança como eixos norteadores das políticas públicas a serem implementadas no Estado. E, assim como cada brasileiro e brasileira, também cada gaúcho e gaúcha, é co-responsável para que esse projeto seja construído no dia a dia em nossa sociedade, reafirmando os princípios democráticos de direitos iguais para todos. Afinal, democracia é o governo do povo, para o povo e pelo povo.

O Partido dos Trabalhadores sai fortalecido desse pleito, também graças à militância de todos e todas, que a sua maneira botaram a cara na rua e, empunharam suas bandeiras contribuindo para a vitória. A vitória é do povo! A vitória é da luta popular! E, parafraseando Paulo Freire, enquanto houver excluídos, a luta por justiça social é justa e necessária! Então, boa luta companheiros e companheiras!

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 06/11/2010
Reeditado em 08/11/2010
Código do texto: T2600805
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.