Pressionado, Gim Argello deixa relatoria

Senador é acusado de destinar verbas para empresas de fachada por meio de emendas ao Orçamento

Pressionado pelas denúncias de que teria beneficiado empresas fantasmas por meio de emendas parlamentares, o senador pelo Distrito Federal Gim Argello (PTB) decidiu na tarde de ontem se afastar da relatoria do Orçamento da União para 2011. A saída de Argello do cargo foi requisitada pelo próprio governo, preocupado com a possibilidade de que as denúncias prejudicassem a votação da peça orçamentária ainda este ano. O senador será substituído por Idelo Salvatti (PT-SC), líder do governo no Congresso.

O afastamento de Argello já havia sido solicitado por PPS e DEM, mas o senador mostrava resistência em deixar o cargo até então. Na manhã, após participar da sabatina no Senado de Alexandro Tombini, indicado para a presidência do Banco Central, Argello havia descartado a hipótese.

Investigação O petebista disse ainda que pediu ao Tribunal de Contas da União, à Controladoria-Geral da União e à Procuradoria Geral da República que investigassem as denúncias. Mas acabou cedendo e deixou não só a relatoria mas a vaga na Comissão Mista de Orçamento. "Não é uma confissão de culpa. A quem interessa mostrar que fiz a coisa correta e transparente é a mim mesmo, e por isso que eu coloquei essa situação. Todo parlamentar faz pedidos, quem tem que investigar são os ministérios", disse Argello.

Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo acusou o senador de destinar mais de R$ 1 milhão em recursos de projetos culturais para empresas de fachadas administradas por "laranjas". O Ministério da Cultura informou que já suspendeu os contratos com as entidades suspeitas. Argello também havia cancelado as emendas apresentadas.

 
Fonte: Destak/DF

Quarta-feira, 08 de dezembro de 2010 – Política – Página 02 ww
w
.destakjornal.com.br
Comentário meu publicado no destak do dia 09/12/10 – página 15
 
Escândalo no orçamento
 
É de lamentar mais uma vez que Brasília esteja no olho do furacão político (“Pressionado, Gim Argello deixa o relatoria”). Já não basta a nossa vergonha diante do país no caso Arruda? Esse senhor Argello tem de ser investigado e perder o seu mandato. Brasília não merece isso. Aqui moram pessoas honestas e trabalhadoras. Ele tinha que dar o exemplo, não se pode dar dinheiro a entidades fantasma. Enquanto isso os hospitais estão na UTI.
 
José Aprígio da Silva.
 
Errata
 
Diferentemente do que foi publicado na matéria “Pressionado, Gim Argello deixa relatoria” (08/12), quem assumirá a relatoria do Orçamento é a senadora Ideli Salvati (PT-SC), líder do Governo no Congresso.
 
     Comentário meu na íntegra como eu enviei ao Destak no dia 08/12/10. 
 
     É de lamentar mais uma vez que Brasília fica no olho do furacão político, já não basta a nossa vergonha diante do país no caso Arruda. Agora vem esse senador que substituiu o Senador Roriz, que renunciou o mandato pra não ser cassado lembra-se do caso da bezerra dourada. Esse senhor Argello tem que ser investigado e perder o seu mandato não é de hoje que esse senhor apronta deste dos tempos de deputado distrital. Brasília não merece isso, aqui mora pessoas honestas e trabalhadoras, ele tinha que dar o exemplo, não se pode dar dinheiro a entidade fantasma, isso senador é dinheiro público do povo BRASILEIRO. Enquanto isso os hospitais do país vão ficando nas UTIs.
 
José Aprígio da Silva.
“Lorde dos Acrósticos”
Águas Lindas de Goiás/GO
Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 08:00
JOSÉ APRÍGIO DA SILVA
Enviado por JOSÉ APRÍGIO DA SILVA em 10/12/2010
Reeditado em 10/12/2010
Código do texto: T2663663
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.