ELE ROUBA, MAS FAZ!

Eu nunca aceitei a corrupção, nem na política, nem no trabalho, nem na vida. Mas, como fui político e sempre ouvimos denúncias de corrupções feitas pela maioria dos políticos, vez por outra, eu sentia uma revolta e desabafava em poesias de cordel.

Uma grande parte da população brasileira aceita a corrupção dos políticos como se isso fosse uma coisa normal. Basta que um prefeito faça festas e muitas propagandas para que esses “inocentes úteis” passem a dizer: “ele rouba mais faz”.

Há vinte e seis anos sou funcionário público federal, e, mesmo tendo a minha consciência tranquila de que trabalho e sempre trabalhei, ainda escuto muitos cidadãos dizerem que funcionário público não faz nada. E se eu estivesse roubando dentro do meu trabalho, o que “esses” diriam? Tenho certeza, de que eles diriam que eu deveria ir para a prisão. E por que “esses mesmos” não dizem que os prefeitos corruptos devem ir para prisão?

Falo isso porque convivi com essa situação, quando fui vereador. Modéstia à parte, tenho autoridade pra falar. Tive oito anos de mandato e não deixei rastros de corrupção, nem me calei diante delas. No entanto, a cada denúncia que eu fazia de irregularidades cometidas pelos prefeitos, escutava algumas pessoas os defenderem com esse argumento medíocre: “ele rouba, mas faz”.

Certa vez, logo após usar a tribuna da Câmara, denunciando o enriquecimento ilícito e repentino de um prefeito, escutei um colega vereador, querendo justificar a roubalheira do mandatário do município, principalmente no tocante ao desvio do dinheiro do Fundo de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais, dizendo esta “célebre” frase: “ele rouba, mas faz”.

É evidente, que o referido vereador sofreu “punições” ou, no mínimo, ouviu algumas reclamações do prefeito, pois, na sessão seguinte ele tentou desdizer o que havia pronunciado. Mas, já era tarde. Seu discurso ficou gravado e foi escutado por um grande número de pessoas que, graças a Deus, assistiam às reuniões quando eu exercia meus mandatos, devido aos meus pronunciamentos. A Câmara sempre ficava cheia quando eu usava a tribuna.

Geralmente, eu trazia informações para o plenário da Câmara, que causavam espanto para os próprios vereadores aliados dos prefeitos. E, muitas vezes, os peguei de calças curtas, pois o que eu denunciava eles não tinham a mínima ideia que estava acontecendo e não tinham argumentos para defender os prefeitos.

Aí, eles ficavam naquela mesmice, repetindo que o prefeito calçou tal rua, pintou tal prédio, fez tal festa, etc. Como se a corrupção não fosse nada de mais. É bom informar que, após meus discursos, diversos vereadores usavam a tribuna para defender os prefeitos. Mas eu não me incomodava, pois na reunião seguinte, “o pau comia” novamente, porque eu fazia questão de trazer denúncias ainda mais graves. Em todos os meus discursos, eu lembrava aos presentes, que esse dinheiro desviado dos cofres de Condado, era nosso. Era do povo e deveria ser usado em benefício do povo e não para os prefeitos, seus amigos e familiares esnobarem uma riqueza que nunca tiveram.

Também, vale ressaltar, que eu não apenas falava na tribuna da Câmara. Minhas denúncias chegavam ao povo através de panfletos, folhetos de cordel e carros de som. Além disso, eu fazia o mais importante, denunciava as corrupções dos prefeitos ao Tribunal de Contas de Pernambuco, à Receita Federal, ao Ministério Público e até à Polícia Federal.

Por conta de minhas denúncias, várias Prestações de Contas dos prefeitos tiveram recomendações de rejeição pelo Tribunal de Contas do Estado e alguns processos continuam rolando na Justiça, através dos encaminhamentos feitos pelo Ministério Público. E, segundo informação, da própria Polícia Federal, as investigações também continuam.

Mas, deixemos isso pra lá, e vamos a alguns poemas a respeito dos políticos do Brasil.

À INSENSIBILIDADE DOS POLÍTICOS

Os políticos do Brasil,

Pra mim, não estão com nada,

Pois a grande maioria

Faz parte de uma cambada

Que só faz na vida pública

O que faz numa privada.

De norte a sul do Brasil,

A fome está aumentando,

E os políticos não se tocam

Co’o que o povo tá passando,

Pois, mesmo ganhando muito,

Continuam nos roubando.

A insensibilidade

E a falta de sentimento

Aumentam todo momento

Na nossa sociedade.

Também falta humanidade

Nos administradores

Que vão cometendo horrores

Com nossa população,

Esculhambando a nação

E só nos causando dores.

Deputados que usam a influência

Pra pegar o dinheiro que é do povo,

No Brasil, não é mais um fato novo,

É preciso tomar-se providência.

Se o povo atuar com consciência,

Com certeza, daqui a poucos anos,

Vai livrar-se dos males dos fulanos

Que, ao invés de tornar um rio perene,

Carregaram as verbas da SUDENE

Pra seus poços, que são artesianos.

É devido a políticos desse porte

Que o país tá sofrendo humilhação,

Pois só querem agir com corrução

E o povo roubado que suporte.

Também sei que, do sul até o norte,

A história é bastante parecida.

Se contar, eu já sei, ninguém duvida,

Pois em todos os cargos e partidos

Encontramos demais esses bandidos,

Todos ricos, mamando e bem de vida.