A importância da Ética Política

Percebemos que a palavra “ética” é bastante usada no nosso dia a dia. No meio social, ela serve para indicar o bom funcionamento ou não de determinados setores, grupos ou profissão. Por onde andamos encontramos a chamada “ética”, assim temos a ética esportiva, a ética médica, empresarial ou a ética educacional.

Se você costuma assistir noticiários, ler jornais e revistas percebeu que constantemente a palavra ética é usada para tratar sobre política, e nesses casos muitas vezes o termo é usado de forma negativa (ou seja, para falar da falta de ética).

A falta de ética na política brasileira já causou grandes indignações por causa do comportamento de certos representantes eleitos que ao invés de defender os interesses da população, se envolvem em escândalos e “legislam em causa própria”.

Por este motivo o eleitor deve ficar de olho. Ou seja: além de votar, o cidadão precisa fiscalizar os trabalhos dos políticos. Dessa forma, poderá distinguir o bom político do mau político.

Há um ditado que diz: Atrás do mau político há um eleitor irresponsável!

Se somos responsáveis por colocar novos políticos no poder, também somos responsáveis por colocar os maus políticos, uma vez que as eleições representam um dos nossos grandes momentos de exercer a cidadania. Nesse momento, desaparecem as diferenças entre as pessoas, não há distinção de ordem social, étnica ou qualquer outra. Todos têm o direito de manifestar sua opinião através do voto.

Fique sabendo: A primeira eleição organizada no Brasil foi em 1532 na Vila de São Vicente (litoral de São Paulo), para escolher o conselho administrativo local, a população apontava seis pessoas que, depois seriam responsáveis pela seleção dos oficiais.

Já o voto em urna eletrônica foi inaugurado em 1996. Naquele ano, os municípios com mais de 200 mil eleitores adotaram o voto eletrônico e os demais continuaram com o voto tradicional, em cédula de papel. Em 2000 as eleições informatizadas foram realizadas em 100% do território nacional.

Bom fim de semana

Mah Bueno